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Carro automático: como dirigir e usar o câmbio passo a passo

câmbio de carro automático preto
Publicado em 
06
 de 
December
de
2022
Tempo de leitura 
4
 minutos

Os carros com câmbio automático têm ganhado cada vez mais a preferência dos motoristas brasileiros, já que proporcionam ainda mais conforto nas viagens. 

Ainda assim, muitos motoristas têm dúvidas na hora de escolher o câmbio automático  e como conduzi-lo de maneira correta, afinal é bem diferente dos carros manuais. 

Por isso, saber como conduzir corretamente um carro automático é essencial para aumentar a autonomia e também a durabilidade do veículo. 

Nesse artigo você vai encontrar um guia completo com todas as informações e dicas para dirigir com segurança seu carro automático. Vem com a Justos 😎

Como funciona o câmbio automático?

O câmbio automático tem um sistema de engrenagem planetária, que contém engrenagens de diversos tamanhos. Esse modelo se difere do sistema manual, que possui engrenagens separadas, por exemplo. 

As trocas de marcha são feitas automaticamente pelo veículo que observa o funcionamento do motor e realiza a troca conforme a velocidade e a rotação do motor. 

Além disso, a ligação da caixa de transmissão do câmbio com o motor é feita pelo conversor de torque, que transfere a força de um para o outro.

Como dirigir carro automático pela primeira: vez passo a passo 

Dirigir um carro automático pela primeira vez pode parecer um bicho de sete cabeças, mas é mais fácil do que se imagina. Seguindo alguns passos básicos você consegue pegar o jeito.

O primeiro passo para ligar o carro é pisar no freio e dar a partida com o câmbio ainda no P (parking). 

Assim que o motor ligar, mude a marcha do P para o D ou R, se precisar dar a marcha ré no carro. 

Com o câmbio no D (drive) ou R (reverse), conforme a necessidade do motorista, solte o freio de mão, que pode ser a alavanca localizada entre os bancos, um pedal na parte esquerda ou um botão no painel, dependendo do modelo do carro. 

O próximo passo é tirar o pé do freio e acelerar levemente. É importante mencionar que em alguns modelos de carro, só de tirar o pé do freio ele já começa a andar, por isso, nas primeiras vezes, a atenção precisa ser redobrada. 

Além disso, o ideal é nunca soltar o pé do freio quando estiver parado em um semáforo ou em um congestionamento, já que o carro poderá começar a andar e poderá haver uma colisão. 

Agora que você já sabe o passo a passo básico de como dirigir um carro automático, é hora de descobrir o que significam e para que servem as letras do câmbio. 

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O que significam as letras do câmbio automático?

No carro automático é necessário descobrir o significado das letras que estão presentes no câmbio e usá-las para dar mais autonomia ao carro.

As letras variam de acordo com o modelo e fabricante, mas há algumas que permanecem as mesmas, tendo cada uma uma função específica na hora de dirigir:

  • N - Neutral

O neutro nada mais é do que o ponto morto. Essa posição pode ser usada quando o carro está parado por um período curto de tempo, já que o carro não está engatado.

 O N pode ser utilizado em casos de embarque e desembarque de passageiros ou na hora de fazer baliza em uma subida, por exemplo, já que não bloqueia as rodas de tração.

  • P - Park

O P deve ser utilizado para estacionar o carro. Essa marcha é um duplo freio, tanto para as rodas quanto para a transmissão do motor para as rodas.

O park é acionado toda vez que o carro fica parado por completo, ao estacionar em uma vaga, por exemplo. Nesse momento, o condutor deve mudar a marcha para o P, puxar o freio de mão e desligar o carro.

  • D - Drive

Com certeza o D é a marcha mais utilizada no carro automático. Essa posição deve ser acionada para que o carro se movimente.

É no D que o câmbio realiza a troca de marcha de forma automática, fazendo com que o motorista precise basicamente acelerar e frear.

  • R - Reverse

Nada mais é do que a marcha ré. Essa função deve ser acionada toda vez que o motorista precisar dar ré no veículo.

Para que serve o 1, 2 e 3 no câmbio automático?

Os números 1,2 e 3 no câmbio automático indicam as marchas de transmissão. Ou seja, ao colocar o câmbio em uma dessas posições, o carro ficará limitado naquela marcha, assim como um carro manual.

A função desses números é garantir estabilidade e força para subidas ou estradas  de baixa aderência, bem como a função de freio-motor em caso de descidas.

Além disso, em alguns modelos de veículos com câmbio automático, a sequência se dá pelas siglas D1, D2 e D3.

Qual marcha devo usar para ligar o veículo automático?

Para ligar o carro automático é necessário pisar no freio, ligar o carro com a posição do câmbio no P (parking), depois mudar para D (drive) ou R (reverse), soltar o freio de mão manual e tirar aos poucos o pé do freio para que o carro entre em movimento.

Como desligar carros automáticos?

Desligar o carro automático é mais simples do que se imagina. Basta estacionar o carro completamente, continuar com o pé no freio, puxar o freio de mão manual,  mudar a marcha para o P (parking) e desligar o carro.

Como dar ré em um carro automático?

Para dar ré em um carro automático, o motorista deve estar com o carro totalmente parado,  pisar no pedal do freio e trocar a marcha para a o R (reverse).

Nunca engate o R ou P com o carro em movimento

 O condutor nunca deve realizar a mudança de marcha com o carro em movimento, isso gera um tranco no câmbio,  causa diversos danos na caixa de transmissão e diminui a vida útil do carro.

Use o freio motor

Em carros manuais, diversos motoristas usam o ponto morto para trafegar por trechos em declive. Mas, no caso dos carros automáticos, deixar o câmbio no N (neutral) em descidas é uma manobra perigosa que pode ocasionar diversos acidentes. Isso porque o N (neutral) deixa o carro com menos tração na pista.

O indicado é sempre deixar o câmbio no D ou nos números 1, 2 e 3  que proporcionam maior tração ao veículo, utilizando assim o freio motor.

Para estacionar em um morro ou ladeira, primeiro é o freio de estacionamento

Para estacionar um carro automático em um morro ou uma descida, o motorista deve parar o veículo por completo, puxar o freio de mão e, em seguida, mudar a marcha para a posição P (parking).

Na hora de sair, o motorista deve ligar o carro  com a marcha na posição P e o pé no pedal do freio, mudar para D (drive) ou R (reverse) e por fim, desengatar o freio de estacionamento.

 

Use os dois pés para os dois pedais

Usar os dois pés pode auxiliar os motoristas nos primeiros momentos dirigindo um carro automático, porém essa não é a opção para usar sempre.

Em um primeiro momento, você pode deixar o pé direito no acelerador e o esquerdo no freio, mas cuidado com o peso do pé no freio.

Se o motorista estava acostumado com um carro de câmbio manual, a força utilizada no pedal esquerdo pode ser maior, causando trancos ou freadas bruscas.

Essa é uma questão de prática, e varia de motorista para motorista, por isso é importante testar em lugares calmos e sem muito trânsito para evitar acidentes.

Como dirigir com câmbio automático na subida?

Em uma subida, o motorista precisa de mais força e tração do carro para conseguir chegar no topo, por isso os câmbios automáticos contam com um sistema chamado “kickdown”. 

Esse recurso reduz uma ou mais marchas quando o condutor pisa fundo no acelerador, então, se precisar, basta pisar no pedal até o fundo e controlar a velocidade. 

Além disso, alguns carros mais modernos contam com a opção L (low), onde a primeira marcha fica travada, facilitando na hora da subida.

Qual a melhor maneira de usar câmbio automático?

No carro automático, evitar dar trancos no câmbio, bem como o pedal do freio deve ser acionado antes de qualquer troca de marcha com o carro parado. Manobras suaves e aceleração linear fazem a vida útil do carro ser maior e ainda auxiliam na economia do combustível.

Qual é a vida útil de um câmbio automático?

No geral, a vida útil de um carro com câmbio automático é de mais de 100.000 km. Veículos que trafegam em vias precárias ou em tráfego pesado diariamente, a conservação pode cair para 70.000 km ou 80.000km.

É importante saber que as transmissões do câmbio são ligadas a diversas partes do motor como por exemplo, os sistemas de ar-condicionado, chassis e sistemas eletrônicos. Caso o carro tenha um problema em qualquer um desses componentes, isso também pode afetar o desempenho.

Por isso, a forma mais indicada de estabelecer a vida útil do câmbio automático é lembrar que a transmissão não é uma parte separada do carro, e é preciso ficar de olho em outros problemas que possam surgir no veículo e sempre ver se não podem estar ligados ao câmbio.

O ideal é sempre estar com a revisão do carro em dia, fazendo com que a vida útil se prolongue ainda mais e evitando preocupações com reparos que poderiam ser evitados com as manutenções preventivas.

Como saber se o óleo do câmbio automático está bom?

Se o nível do óleo estiver baixo, uma luz de advertência pode acender no painel, além disso, o nível baixo de óleo pode ocasionar problemas na troca de marcha, ruídos, entre outros problemas. 

Os carros automáticos contam com um reservatório de óleo para o fluído de transmissão. Para verificar o nível, basta localizar o compartimento no capô e retirar a vareta com as marcações. Caso precise de ajuda, consulte o manual do proprietário.

Como destravar o câmbio automático?

Para destravar, pressione o pedal de freio e movimente o câmbio com o pé no freio.

Caso a manobra não seja suficiente para destravar o câmbio automático, a maioria dos carros conta com uma alavanca mecânica que destrava o câmbio de maneira manual.

Geralmente, a alavanca fica sob uma tampa ou cobertura no próprio câmbio, caso não encontre, é importante consultar o manual do proprietário.  Nesse caso, basta pressionar a alavanca e mover a manopla até a posição N (neutral).

Se ainda assim, o câmbio não destravar, o ideal é acionar o seguro ou chamar um mecânico de confiança para realizar o procedimento com segurança.

Como resetar o câmbio automático?

Cada carro conta com um sistema diferente de programação, por isso, não existe uma forma única para o processo.

O ideal é que o reset do câmbio automático seja feito por um profissional especializado e de acordo com a marca do veículo, evitando problemas.

Como economizar com câmbio automático?

Quando for colocar o carro em movimento, evite acelerar bruscamente e prefira a aceleração linear, deixando o carro ganhar velocidade aos poucos. Isso faz com que o câmbio realize a troca de marcha de maneira inteligente, diminuindo o consumo de combustível.

Ao parar em um sinal ou fila muito longa, como congestionamento, ou drive thru, por exemplo, coloque o câmbio no N (neutral). Por ser uma função de ponto morto, ele desacopla a transmissão e diminui bastante o esforço do motor.

Além disso, em casos mais modernos, há a função start-stop que desliga o motor ao parar em um sinal, e religa rapidamente quando o carro vai voltar a ficar em movimento, fazendo com que a autonomia aumente e o consumo de combustível diminua.

Para que serve o neutro no câmbio automático?

O neutro  ou neutral tem a função semelhante a de ponto morto nos carros manuais. Essa função do câmbio libera a tração do carro, fazendo com que as rodas se movimentem.

O N pode ser utilizado para deslocamentos de emergência com o carro desligado, como por exemplo reboque em um guincho ou empurrar o carro em uma pequena distância para fora da pista.

Nos casos em que o carro não consegue dar a partida, porque a bateria descarregou, por exemplo, não é indicado colocar o câmbio no N (neutro) e dar um “tranco” no carro para que ele ligue novamente. Isso faz com que a vida útil do carro diminua e pode ocasionar diversos problemas no câmbio.

Caso esse seja o problema, o ideal é fazer uma chupeta no carro para recarregar a bateria. Se não se sentir seguro realizando a manobra, basta acionar o seguro ou chamar um mecânico de confiança.

Qual a diferença do câmbio automático e semi automático?

O câmbio automático possui um componente chamado conversor de torque, que liga a caixa de câmbio ao motor, dispensando a embreagem. Além disso, para que a marcha troque de maneira automática, esse câmbio conta com um conjunto de engrenagens planetárias.

Um modelo semi automático tem todos os componentes e engrenagens de um câmbio manual, o que é difere aqui é um controlador computadorizado que aciona a embreagem  e a mudança de marcha automaticamente para o motorista de acordo com as necessidades do motor.

O que é câmbio automático?

O câmbio automático conta com uma central eletrônica que avalia a rotação e velocidade do carro, realizando a troca de marchas automaticamente.

Diferente do câmbio manual, o automático dispensa a embreagem, tendo apenas os pedais de aceleração e frenagem.

Nesse caso, o que está presente no veículo é um dispositivo chamado conversor de torque, que faz a ligação da caixa de transmissão do câmbio e o motor.

 Sem o pedal da embreagem, o motorista pode utilizar apenas um dos pés para dirigir e não se preocupar com a troca de marchas.

O que é câmbio semi automático?

Nesse modelo de câmbio, os sensores presentes no carro, observam o movimento do motor e trocam de marcha automaticamente no tempo correto.

O que é câmbio automatizado?

O câmbio automatizado é parecido com o câmbio manual, inclusive, os componentes da embreagem são iguais nos dois modelos.

O que difere o câmbio automatizado é que, ao invés do pedal da embreagem, o carro conta com um sistema hidráulico duplo, que é dividido entre motor de transmissão e engate de marchas.

Ou seja, nesse modelo os sensores observam o funcionamento do motor e, com isso, fazem a troca de marcha de maneira automática.

Inclusive, em alguns veículos com câmbio automatizado, é possível encontrar duas embreagens. Uma basicamente funcionando para marchas pares e outra para ímpares e ré.

Conclusão

Dirigir um carro automático é mais fácil do que imagina. Existem algumas particularidades que, com a prática, os motoristas ficam craques!

A maior diferença para um carro com câmbio manual é que a manutenção é mais complicada, então vale a pena acionar o seu seguro ou ir até a oficina de confiança sempre que tiver problemas.

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