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Alinhamento e balanceamento: o que são, quando fazer e tipos

mulher na oficina alinhando pneu de carro
Publicado em 
12
 de 
February
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Alinhamento e balanceamento são duas manutenções regulares que devem ser feitas para prolongar a vida útil dos pneus e a manter a segurança do veículo e passageiros.

Por não ser uma revisão com aviso automático ou luzes no painel, alguns motoristas podem não saber a hora certa de realizar os procedimentos ou se é preciso fazer a manutenção do balanceamento e alinhamento juntos.

Nesse artigo, você entende qual é a diferença entre os dois procedimentos, quando fazer e tirar as suas dúvidas para dirigir em segurança. Confira:

O que é alinhamento do carro?

O alinhamento de carro é o processo de ajustar a posição das rodas do veículo para garantir que elas estejam corretamente alinhadas.

O procedimento é necessário porque um mau alinhamento das rodas pode causar problemas de direção, desgaste prematuro dos pneus e um desempenho insuficiente do veículo.

A revisão do alinhamento pode ser feita devido ao desgaste natural das peças, colisões ou impactos severos. Por isso é válido levar o carro até uma oficina especializada caso o carro comece a puxar para o lado esquerdo ou direito.

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Para que serve o alinhamento?

O alinhamento de carro serve para ajustar os ângulos das rodas para que estejam na posição correta em relação à estrada e entre si, fazendo a correção com a suspensão. 

Isso ajuda a garantir que o carro vá em linha reta, responda corretamente ao volante e tenha uma boa estabilidade ao dirigir.

Além disso, um alinhamento correto garante maior segurança na hora de dirigir e pode prolongar a vida útil dos pneus, já que evita desgaste excessivo em partes dos pneus e ajuda a distribuir o peso do carro de maneira uniforme.

Quando é preciso fazer?

Não existe uma data certa para realizar o procedimento, mas pode ser aconselhável fazer o alinhamento do seu veículo a cada 10 mil quilômetros rodados.

Se o carro estiver puxando para esquerda ou direita, estiver com desgaste rápido ou irregular nos pneus, diferente do que está indicado pelo fabricante, ou com direção instável ou oscilante especialmente em superfícies planas é preciso fazer o alinhamento.

O alinhamento também pode ser feito após eventos que possam afetar a posição das rodas, como colisões, impactos com buracos na estrada ou desgaste excessivo dos pneus.

Além disso, ao fazer a troca de pneus é válido revisar o alinhamento para verificar se não haverá desgaste ou outra anomalia com o veículo.

O que é o balanceamento do carro?

O balanceamento de carro é o processo de equilibrar as rodas e os pneus para garantir que todas as partes do conjunto girem uniformemente. O procedimento ajuda a evitar vibrações na direção ou na cabine do veículo, o que pode afetar a estabilidade e o conforto ao dirigir.

A revisão também pode prolongar a vida útil dos pneus, já que evita o desgaste excessivo deles. Além disso, o procedimento equilibra as rodas e os pneus colocando pesos nas partes desequilibradas do conjunto para garantir que todas as partes girem sem vibrações.

O balanceamento deve ser realizado periodicamente ou sempre que sentir irregularidades na direção, ou na estabilidade do veículo ao dirigir.

Para que serve o balanceamento do carro?

O balanceamento do carro serve para garantir uma viagem suave e segura, minimizando a vibração e prolongando a vida útil dos pneus.

Além disso, o balanceamento correto dos pneus e rodas auxilia na manutenção da estabilidade e o controle do veículo, especialmente em altas velocidades ou em superfícies irregulares da estrada.

Ao garantir que todas as rodas estejam equilibradas corretamente, você pode melhorar a eficiência do combustível e a vida útil dos componentes do sistema de suspensão e direção.

Quando é preciso fazer?

O balanceamento deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados, ou a qualquer tempo quando o motorista sentir irregularidades na direção ou na estabilidade do veículo ao dirigir, principalmente em alta velocidade.

Os primeiros sinais que precisam ser verificados são o volante, banco ou piso vibrando ao atingir uma velocidade maior.

Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

O alinhamento é o procedimento que ajusta os ângulos das rodas, fazendo com que elas fiquem posicionadas de maneira correta em relação à estrada e paralelas entre si.

Isso garante que o carro siga reto enquanto você dirige , e que não haja nenhuma tensão desnecessária nas rodas, suspensão e outras partes do carro.

Já o balanceamento garante a manutenção da distribuição uniforme de peso em torno de cada roda e pneu, ou seja, esse processo faz com que as rodas girem sem vibrações.

O procedimento garante que as rodas sejam equilibradas enquanto giram, proporcionando uma viagem mais suave e prolongando a vida útil dos pneus.

Os dois procedimentos são diferentes, mas complementares, por isso é necessário realizar as duas manutenções regularmente.

É preciso fazer sempre os dois serviços juntos?

Não é um requisito obrigatório fazer o alinhamento e balanceamento juntos, porém é válido sempre verificar a necessidade de realizar o outro procedimento sempre que for revisado um dos serviços.

O recomendado é realizar os procedimentos com certa periodicidade, especialmente se estiver notando problemas com a direção ou vibrações anormais em seu veículo.

Alinhamento e balanceamento impactam no consumo de combustível?

Sim. Rodas desalinhadas podem causar atrito desnecessário com o solo, o que aumenta a resistência e, consequentemente, o consumo de combustível.

Além disso, pneus desequilibrados, com calibragem incorreta podem causar vibrações, o que aumenta a fricção e também contribui para o aumento do consumo de combustível em até 10%.

Quais os tipos de alinhamentos?

O mercado automobilístico conta com três principais tipos de alinhamentos: manual, a laser e o 3D. Confira abaixo com funciona cada um:

Manual

O alinhamento manual ou óptico é o mais obsoleto, nesse procedimento são colocados canhões de laser na roda que soltam feixes de luz projetados num painel à frente do veículo que indicam se os pneus estão desalinhados.

Laser

Também chamado de alinhamento eletrônico, tem um processo bem parecido com o manual, o que difere é que no procedimento são usados projetores a laser na roda, o que garante rapidez e maior precisão.

3D

O alinhamento 3D é o método mais avançado e preciso, já que usa sensores e câmeras para medir a posição das rodas em relação ao veículo e à direção em três dimensões.

Este método é capaz de identificar problemas que não podem ser detectados pelos outros tipos de alinhamento e permite que o mecânico faça ajustes precisos e eficientes.

O aparelho utilizado para fazer o alinhamento 3D conta com uma ferramenta que compara os dados padrão de fábrica com o programa. Isso faz com que os resultados sejam mais precisos e evita riscos de perda de calibração do equipamento, já que os sensores estão parados e estáveis.

Quais os tipos de balanceamento?

Existem dois tipos de balanceamento de pneus: dinâmico e estático. Abaixo você confere qual é a diferença entre os procedimentos:

Estático

O balanceamento estático é feito quando a roda está parada e mede a distribuição desigual de peso nela e no pneu. Esse procedimento equilibra os pneus parados para medir o equilíbrio e a posição do pneu em relação à roda.

Este tipo de balanceamento pode ser feito para evitar vibrações na roda e no volante, já que normalmente é realizado em pneus desequilibrados e com desgaste desigual.

Dinâmico

O balanceamento dinâmico é feito enquanto as rodas giram e verifica se a massa está distribuída de forma uniforme ao redor do eixo e também problemas que o alinhamento estático não conseguiu resolver. Essa modalidade garante maior estabilidade e conforto na hora de dirigir.

Ambos os tipos de balanceamento são necessários para proporcionar uma viagem segura e prolongar a vida útil dos pneus. Porém, essa é apenas uma parte da manutenção dos pneus e outras revisões como alinhamento, verificação de desgaste e pressão dos pneus também podem afetar a performance e a vida útil deles.

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