Carros

Dicas Suaves

Como transportar cachorro no carro: o que diz a lei

transportar-cachorro-no-carro
Publicado em 
17
 de 
December
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Muitos de nós adoramos compartilhar nossa vida com nossos amigos de quatro patas, principalmente em passeios e viagens de carro.

Mas para garantir a segurança e bem estar dos nossos bichinhos é fundamental seguir as leis de trânsito ao transportar os animais.

Vem com a gente entender como funciona a lei para o transporte de animais e como tornar a viagem do seu pet mais agradável.

É permitido transportar animal no carro?

Sim, é permitido transportar animais no carro, desde que respeitada as leis de trânsito e que isso não ocasione o sofrimento do bichinho.

{{cta-component}}

Andar com cachorro no carro da multa?

Andar com o cachorro no carro pode dar multa, se você estiver transportando o pet solto no carro.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é proibido transportar animais soltos no interior do veículo, levando a uma infração grave e o motorista pode ser multado em R$ 195,23 e ter cinco pontos na CNH.

Pode ser que o seu pet goste de colocar a cabeça para fora da janela ou sentar no banco da frente, mas o ideal é que o cachorro seja transportado de forma segura, podendo ser com cinto de segurança para pet ou uma caixa de transporte.

Assim você garante a segurança do seu amigo de quatro patas e também a sua segurança em caso de uma frenagem brusca ou um acidente de trânsito.

O que diz a lei sobre o transporte de cachorros em carros?

A legislação brasileira permite que os tutores de pet possam transportá-los em carros de passeio, desde que de forma segura, seja ela em uma caixa de transporte, com cinto de segurança feito para os animais ou outras possibilidades previstas em lei.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o transporte de animais precisa ser feito conforme os artigos abaixo:

  • Art. 252:  o pet precisa estar confortável na cadeirinha de cachorro para carro, na caixa transportadora ou com cinto de segurança, de preferência no banco de trás. Jamais no colo do motorista, nos seus braços ou entre as pernas.
  • Art. 169: dirigir sem prestar atenção é uma infração leve. Por isso, garanta que seu pet esteja acomodado de maneira adequada e confortável  no carro, evitando distrações ao volante. 
  • Art. 235: é proibido transportar o cachorro nas partes externas do carro, como na caçamba de uma caminhonete. Também não é permitido transportar o animal com parte do corpo para fora da janela.

Vale lembrar que transportar os animais na parte externa do carro ou com a cabeça para fora, além de gerar multa, o pet pode ter otite, devido ao vento nas orelhas e até mesmo pular do carro.

Como transportar o cachorro no carro?

Transportar o cachorro no carro de forma segura é essencial para garantir o bem-estar do pet e também a segurança de quem está viajando com ele no carro. E para isso ser feito de forma segura, existem várias opções que podem ser usadas, confira:

Caixa de transporte para cachorro

A caixa de transporte é o meio mais conhecido para fazer o transporte dos pets com segurança. Ela é indicada e fica mais confortável para animais de pequeno e médio porte.

Vale lembrar que o modelo deve ser do tamanho apropriado do cachorro, permitindo que ele fique confortável durante a viagem.

A dica para acertar o tamanho da caixa de transporte é que o animal consiga ficar em pé, sem dificuldade e ainda consiga dar uma volta dentro da caixa.

Além disso, para evitar que a caixa fique se movimentando no trajeto, você precisa fixar com o cinto de segurança.

Cinto de carro para cachorro

Os cintos de segurança para cachorro são dispositivos que podem ser conectados ao cinto de segurança do seu carro.

Eles são um pouco mais curtos, limitando a movimentação do pet, mas, ao mesmo tempo, permite que ele faça pequenos movimentos como deitar e sentar, deixando o cachorro mais confortável durante a viagem.

Para garantir que o seu pet viaje em segurança, é essencial escolher o cinto com o tamanho ideal e que se encaixe confortavelmente a coleira do cachorro, sendo mais seguro que o cinto fique conectado a uma coleira peitoral.

Cadeirinha de cachorro para carros

As cadeirinhas para pet são uma boa opção para acomodar cachorros de pequeno e médio porte, já que são presas ao assento do carro, ficando um pouco mais elevadas, proporcionando segurança e uma boa visão da janela.

Para deixar o seu cachorro mais confortável, é válido usar o acessório junto com uma coleira peitoral, dando maior conforto. O importante é deixar a coleira ajustada ao corpo do pet, evitando que ele possa escapar.

Grade para levar cachorro no carro

A grade de proteção, não oferece a mesma segurança que outros acessórios, pois deixa o cachorro solto no banco traseiro. Ela apenas evita que o cachorro seja arremessado para fora do carro em caso de colisão, mas não evita que o pet se machuque.

Esse acessório é mais indicado para animais de grande porte, porém é fundamental que além da grade de proteção, você coloque o pet preso ao cinto de segurança. Assim, não corre o risco dele se machucar caso ocorra alguma frenagem.

O que não fazer no transporte de pets?

Transportar animais de estimação de forma confortável é uma preocupação comum para muitos tutores.

No entanto, há práticas inadequadas que devem ser evitadas, garantindo a segurança e o bem estar do pet.

Levar o pet solto no banco dianteiro ou traseiro

Além de acarretar multa para o motorista, levar o pet solto no banco, seja ele dianteiro ou traseiro pode ser uma distração para o motorista e perigoso para o animal.

Em caso de acidente, o cachorro pode ser arremessado e sofrer vários ferimentos, por isso, o ideal é sempre usar equipamentos de segurança, tornando a viagem mais tranquila e segura.

Deixar de prender a caixa de transporte

Não se esqueça de prender a caixa de transporte ou a cadeirinha de forma adequada, só assim você consegue garantir a segurança do seu pet em caso de manobras bruscas.

Manter o vidro aberto e permitir que o pet fique com a cabeça para fora

Muitos pets adoram andar com a cabeça para fora do carro, sentindo a brisa, mas essa prática é proibida por lei e pode ocasionar em multa para o motorista do carro.

Além disso, por conta da velocidade do carro, o vento pode causar ressecamento ocular e otite no seu pet, sendo necessário levar ele a uma consulta no veterinário após o passeio.

Dirigir com o pet no colo

Dirigir é uma tarefa que exige concentração, por isso, dirigir com o pet no colo pode prejudicar a capacidade de direção e prejudicar a concentração do motorista.

Deixar o pet no colo enquanto está na direção ainda pode ocasionar em infração grave e pontos na CNH.

Dar medicamentos sem orientação de um médico veterinário

Nunca administre medicamentos ao seu pet sem a orientação do médico veterinário, já que pode ser prejudicial à saúde do animal.

Se o cachorro for muito agitado, vale a pena levá-lo até uma clínica veterinária e com a ajuda do profissional entender o que pode ser feito para transportar o animal com segurança.

Viajar por mais de 1h30 sem parada

Nem nós humanos gostamos de viajar longas horas sem uma parada, imagina os pets, por isso, o ideal é fazer paradas com frequência para que o cachorro estique as patas, beba água e faça as suas necessidades.

Com essas paradas, a viagem pode ficar um pouco mais demorada, mas com certeza o seu pet vai ficar mais tranquilo.

Levar o pet solto na caçamba de uma caminhonete

Levar pet solto na caçamba de uma caminhonete é muito perigoso tanto para o animal quanto para o motorista e demais ocupantes da via.

O cachorro pode se machucar e até mesmo escapar devido aos solavancos na estrada, além disso, o vento e até mesmo pequenos insetos podem atingir os olhos do pet, causando alguma lesão.

E claro, além de ser perigoso, levar o pet solto na caçamba é infração grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Deixar o pet sozinho no carro

Seja em dias quentes ou frios, para uma parada rápida ou um dia de compras, nunca deixe o seu pet dentro do carro.

Quando o veículo fica fechado, o ambiente fica quente e pode fazer com que o cachorro se desespere, fique desidratado e até desmaie.

Além disso, deixar um animal trancado no carro caracteriza crime de maus-tratos, previsto no art. 32 da Lei 9.605/98.

Levar o pet no porta-malas

O porta-malas não é o local adequado para transportar o seu pet, mesmo que ele seja de grande porte, já que pode ser perigoso e desconfortável para ele.

Um dos principais motivos é a falta de ventilação, o que pode fazer com que a temperatura no porta-malas aumente, colocando seu cão em risco de superaquecimento.

Além disso, sem dispositivos de segurança apropriados, seu cachorro também fica mais vulnerável a ferimentos em caso de acidentes ou paradas bruscas.

Portanto, em vez de transportá-lo no porta-malas, opte por dispositivos de segurança, como cintos para pet, caixas de transporte ou grades de divisão, garantindo assim que ele viaje com segurança e conforto.

Como transportar cachorro em viagem longa?

Planejar uma viagem longa com seu cachorro requer atenção especial para garantir o conforto, segurança e bem-estar do seu companheiro de quatro patas, então se prepare com as dicas abaixo:

Prepare o cachorro para a viagem

Assim como nós humanos nos preparamos para uma viagem, com os cachorros não seria diferente.

O passo mais importante é acostumar o pet com a viagem, ou seja, se ele nunca andou de carro, é válido fazer o cachorro entrar e sair do carro e também fazer pequenos passeios.

Você também pode colocar os brinquedos favoritos e alguns petiscos no carro, incentivando a entrada do animal.

Para que a viagem fique mais confortável para o cão, suspenda a alimentação 3 horas antes do horário de saída com o carro, alguns animais podem sentir enjoo no trajeto e associar os passeios a algo ruim.

Se você viaja com frequência e o pet sempre fica enjoado, uma forma de atenuar esse sintoma é levar o cão até o veterinário e ver se é possível administrar uma medicação.

Planeje um roteiro e paradas

Como já mencionamos por aqui, faça pausas durante a viagem para que o cão estique as patas e faça suas necessidades.

Nessas paradas também é possível oferecer água e petiscos leves, assim o conforto é garantido para o pet.

Deixe uma boa impressão da viagem

Quando chegar no seu destino, faça com que o cachorro se sinta confortável e associe a viagem de carro com algo positivo. Por isso, o ideal é brincar com o seu amigo de quatro patas e recompensá-lo com petiscos.

Perguntas frequentes sobre o transporte de cachorro no carro

Ainda tem dúvidas sobre o transporte de cachorro no carro? Confira as principais perguntas e respostas sobre o tema:

Pode levar cachorro no banco da frente do carro?

Não. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro é proibido transportar animais no banco à sua esquerda ou no seu colo enquanto dirige, para que você possa se concentrar totalmente na direção.

Como transportar cachorro no carro sem caixa?

É possível transportar cachorro no carro sem caixa, porém outras medidas devem ser adotadas. A melhor opção para transportar é usar um cinto de segurança para pets.

O cinto deve ser preso ao carro e à coleira peitoral do animal, evitando que ele se mova livremente em caso de colisão ou frenagem brusca.

Posso levar o cachorro solto no carro?

Não, pois além de comprometer a segurança do cachorro, você também está sujeito a multa de natureza grave e 5 pontos na CNH.

Quantos cães posso transportar no carro?

Não há uma restrição específica no Código de Trânsito quanto ao número máximo de cães que o condutor pode carregar no veículo, ficando à critério do tutor colocar os animais com conforto e segurança no veículo. 

Pode transportar cachorro no porta-malas?

Não, você não pode transportar seu cachorro no porta-malas do carro.

A falta de ventilação pode levar ao superaquecimento, e o isolamento pode causar ansiedade.

O ideal é usar cinto para pet, caixas de transporte ou outros acessórios de segurança para garantir uma viagem segura e confortável ao seu cachorro e ainda respeitar as leis de trânsito.

Posso levar o cachorro fora do carro?

Não, transportar cães na caçamba de uma caminhonete é proibido por lei e considerado uma infração grave.

Além disso, a multa é de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e a possibilidade de retenção do veículo até que o transporte do animal seja feito de acordo com as leis de trânsito.

Qual o valor da multa por transportar cachorro no carro?

  • Multa grave no valor de R$ 195,23;
  • Acréscimo de cinco pontos na CNH;
  • Retenção do veículo para transbordo.

Conclusão

Agora que você já sabe como transportar o seu pet com segurança e evitar multas é hora de pensar no seguro auto como o da Justos para te proteger durante a viagem com o seu cão.

Nosso seguro conta com uma modalidade digital e uma proposta diferente para motoristas que dirigem bem. Afinal, se você contribui para a segurança no trânsito, é justo que pague menos por isso.

#tmj 🤙

CONHEÇA A JUSTOS,
O SEGURO AUTO QUE RECOMPENSA BONS MOTORISTAS DE VERDADE!
CONHECER A JUSTOS

Finalmente, é possível chamar um seguro auto
de Justos.

Conhecer a Justos

Os mais lidos