Dirigir Bem

Dicas Suaves

O que é direção defensiva, quais os elementos básicos e dicas

direcao defensiva
Publicado em 
23
 de 
June
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Em 2005, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabeleceu que todos os interessados em se formar como condutores deveriam passar por aulas relacionadas à direção defensiva. 

Tal atitude tem como objetivo permitir que o dia a dia no trânsito seja mais seguro para todos - e que possamos, por meio de alguns ensinamentos simples, colaborar para o bem-estar e para a sobrevivência de motoristas, passageiros e pedestres.

Quer entender um pouco melhor sobre o assunto? Então confira o material que preparamos para você a seguir:

O que é direção defensiva?

Segundo o Detran, direção defensiva é o ato de conduzir de maneira a evitar acidentes, apesar das ações equivocadas de terceiros e de circunstâncias adversas que possam ser encontradas nas vias de trânsito.

Compreende-se que o motorista defensivo tem procedimentos que visam prevenir acidentes mesmo quando os demais agem de maneira pouco segura. Ele tem uma postura pacífica, consciência pessoal e de coletividade e mantém-se atento à movimentação ao seu redor a todo instante.

É preciso descrever o que entendemos por condições adversas. Em geral, nos referimos aos fatores que podem prejudicar o desempenho do motorista durante a condução, aumentando a probabilidade de acidentes. Entre as condições mais comuns, podemos citar:

{{cta-component}}

Problemas com a iluminação

O excesso de luz (solar, por exemplo) pode fazer com que a condução seja mais difícil. As palas de proteção podem ajudar nesse sentido, assim como a utilização de óculos de sol de boa qualidade. Os faróis baixos devem estar acesos.

Da mesma forma, a ausência de luz também prejudica o nosso processo de condução veicular. Para que não sejamos tão afetados, é primordial que tenhamos faróis em pleno funcionamento e bem regulados, e que não entremos em pânico quando houver baixa visibilidade. 

Em circunstâncias do gênero, sugere-se ao motorista praticante da direção defensiva que conduza devagar e com bastante atenção, e que não abra mão dos faróis.

Condições da estrada

O ideal é que sempre busquemos trafegar por estradas que possuem boa qualidade. Dessa maneira, teremos menos possibilidade de enfrentar buracos e similares.

Se você vai fazer uma viagem maior, que implique em passar por estradas e vias que desconhece, busque se informar melhor sobre as condições que o aguardam. Isso permitirá que você se prepare com antecedência, mas também lhe dará a chance de escolher outras vias, caso julgue necessário.

Tempo

Questões atmosféricas frequentemente causam problemas para o condutor. Entre as mais comuns, podemos citar: neblina, chuva, vento, granizo e neve (um pouco atípica no Brasil, mas pode acontecer).

Além de prejudicarem o processo de condução, elas podem gerar problemas nas estradas, como deslizamentos, acúmulo de barro e areia (que podem gerar atolamentos), surgimento de buracos na pista e similares. Em alguns casos, a pista pode ficar mais lisa, aumentando a possibilidade de derrapagens.

A direção defensiva, nesse sentido, consiste em reduzir a velocidade de condução e acender os faróis. 

Caso o tempo piore e torne a condução quase impossível, o ideal é que o motorista encoste em um lugar seguro e aguarde a melhora. Isso pode prejudicar o andamento da viagem, mas é uma questão de segurança individual e coletiva.

Trânsito

Não estamos falando, neste tópico, apenas sobre as dificuldades de andar nas grandes cidades ou durante eventos de grande porte, como o carnaval e o revéillon. Todas as circunstâncias que podem afetar o comportamento dos condutores e aumentar a quantidade de veículos nas ruas devem ser observadas.

Na cidade, o ideal é que, durante algumas datas comemorativas, você dê preferência ao transporte coletivo. Caso beba, prefira dormir na casa dos amigos ou voltar para a casa com o auxílio de um táxi ou similar. Dirigir embriagado, além de ser um crime, também vai na contramão do que chamamos de direção defensiva.

Nas vias rurais, o cuidado é um pouco diferenciado. É natural que as estradas tenham mais dificuldades e, muitas vezes, você tem que estar atento à movimentação de animais. 

Infelizmente, muitos deles atravessam as vias depressa, sem alarde, o que pode gerar não apenas acidentes graves, mas a morte da fauna local.

Para evitar problemas, garanta que o seu carro possui tudo o que é necessário para "enfrentar" as particularidades das vias rurais, dirija devagar e não se esqueça de conferir os níveis de gasolina ou etanol. Assim, você não será pego de surpresa.

Estado do veículo

Manter o seu carro em condições adequadas para circular também colabora para a diminuição de acidentes - e faz parte, portanto, do conjunto de práticas que compõem a direção defensiva.

Entre as condições que podem aumentar a probabilidade de acidentes, podemos citar: cinto de segurança defeituoso, ausência de buzina, de espelhos retrovisores ou pára-brisas, faróis queimados, além de freios e pneus gastos.

Condutor

O estado do condutor, seja mental ou fisicamente, também pode causar grandes problemas para ele e para os demais. 

A direção não deve acontecer quando o motorista está exausto, em privação de sono, com a visão ou a audição deficientes, sob estresse profundo, lidando com doenças ou dores físicas, em processos de euforia ou tristeza intensos, etc.

É sempre preferível pedir para que outra pessoa assuma o volante ou optar por formas alternativas de locomoção.

Qual a importância da direção defensiva?

Como mencionamos no início do artigo, a direção defensiva é um conjunto de práticas que têm como objetivo permitir que o condutor dirija de forma segura, independentemente da condução de terceiros.

A ideia é que a direção defensiva, ao ser aplicada, permita que evitemos uma série de acidentes - e todas as consequências que vêm com eles, que vão desde perda total de veículos até o falecimento de condutores, passageiros, pedestres e animais.

Qual a diferença entre direção defensiva, corretiva e preventiva?

Agora, vamos dar uma olhada nas diferenças entre os tipos de direção e as suas práticas.

Direção defensiva

A direção defensiva, como já foi dito, é o processo que envolve a condução cautelosa de um veículo - e que visa, por isso, evitar acidentes e problemas com terceiros.

Dentro da direção defensiva, existem dois desdobramentos - os quais são frequentemente abordados em cursos que formam condutores. São esses:

Direção corretiva

A direção defensiva corretiva ocorre quando o condutor precisa atuar de forma a corrigir uma circunstância atípica e que não pôde ser prevista.

 

Direção preventiva

Como o próprio nome sugere, trata-se de um modo de condução que visa não apenas respeitar as normas de trânsito, mas manter-se atento à realidade do trajeto, às mudanças climáticas, à movimentação de pedestres e outros veículos, etc. É, portanto, uma forma de prevenir acidentes múltiplos.

Quais os 5 elementos básicos da direção defensiva?

Vamos dar uma olhada agora nos cinco elementos que compõem o que chamamos de direção defensiva:

  • Atenção: dirigir de forma atenta, respeitando a sinalização, mas também as leis de trânsito. Estão de acordo com esse pilar os condutores que estão atentos aos seus arredores, que não ultrapassam o farol vermelho, que respeitam as particularidades das vias pelas quais trafegam, etc;
  • Ação: agir é fundamental para evitar que problemas maiores aconteçam. A ação, aqui, diz respeito não apenas a saber reagir em momentos de adversidade, mas a tomar a frente quando necessário. Um exemplo: quando ocorre um acidente, você pode fazer a sinalização da via e prestar os primeiros socorros;
  • Previsão: quem está atento consegue verificar quando outro motorista está dando sinais de perigo. Além disso, consegue ter reação na hora da emergência. Um exemplo: ter a capacidade de desviar de um acidente, impedindo um engavetamento ou um choque traseiro;
  • Conhecimento: apenas com a compreensão do próprio veículo, das boas práticas relacionadas à direção defensiva e da percepção de que o cuidado com o outro é obrigatório quando falamos sobre condução, é possível ser um motorista verdadeiramente cauteloso;
  • Habilidade: por fim, a habilidade de agir diante das dificuldades e circunstâncias impossíveis de prever vem com a segurança e o controle de todos os dispositivos que compõem um carro. Um bom motorista conhece a máquina que tem e sabe fazer com que ela trabalhe a seu favor.

Como funciona o curso de direção defensiva?

O curso de direção defensiva é obrigatório para todos os condutores.

Ele pode ser realizado à distância e presencialmente. No primeiro caso, ele é validado por uma prova de 30 questões de múltipla escolha. O aproveitamento esperado é de no mínimo 70%. 

A prova é efetuada por órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal ou por instituições credenciadas.

Na modalidade presencial, há carga horária de 15 horas/aula. Elas podem ser realizadas de forma intensiva, com carga horária diária de até 10 horas/aula, ou de outra maneira a ser definida. Nesse caso, dispensa-se a aplicação de prova.

O que o curso de direção defensiva aborda?

Segundo a Resolução nº 168 do Contran, de 14 de dezembro de 2004, o curso de direção defensiva para veículos com duas ou mais rodas deve abordar uma série de tópicos de relevância, como:

  • Conceituação do termo “direção defensiva”;
  • Como evitar acidentes;
  • Cuidados na direção e na manutenção de veículos;
  • Estado físico e mental do motorista;
  • Cuidados com os pedestres e demais usuários da via;
  • Normas gerais de circulação e conduta;
  • Infrações e penalidades; 
  • Noções de respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito: relacionamento interpessoal e diferenças individuais.

No mesmo material, há também menções sobre a necessidade de ensinar ao condutor noções de primeiros socorros, com sinalização do local do acidente, acionamento de recursos, verificação das condições gerais e cuidados com a vítima.

Quais os exemplos de direção defensiva?

A seguir, vamos dar uma olhada em algumas das práticas que fazem parte do que chamamos de direção defensiva:

Faça manutenção preventiva

Uma das melhores maneiras de manter o seu carro seguro é por meio da manutenção preventiva. Todo veículo vem com uma série de sugestões em seu manual. Siga-as; isso diminuirá a chance de problemas!

Preste atenção no funcionamento do veículo

Estar atento ao que o seu carro está lhe dizendo é sempre uma boa prática. Muitas vezes, para mostrar que algo não vai bem, ele faz barulhos estranhos, acende luzes no painel, etc.

Caso o seu carro esteja se comportando de forma atípica, leve-o a um mecânico de sua confiança. Problemas pequenos geralmente são consertados depressa - e impedem que você fique em perigo ou venha a gastar ainda mais dinheiro no futuro.

Mantenha uma boa postura ao dirigir

A direção defensiva postula que, para evitar situações adversas, o ideal é que o motorista dirija com o encosto de cabeça em uma altura adequada, com a coluna devidamente apoiada e com as mãos fixas no volante, na posição que chamamos de 9h15 (mãos "retas", paralelas, no volante).

Uma dica: jamais dirija com chinelos, calçados soltos ou muito frouxos ou que podem, de alguma forma, se "enroscar" nos pedais. O ideal é sempre utilizar calçados fixos.

O cinto de segurança, por sua vez, jamais deve ser ignorado - e isso vale para todos os ocupantes do carro!

Confira o retrovisor com frequência

Retrovisores mal regulados podem impedir que você identifique problemas antes que eles aconteçam. Da mesma forma, eles lhe impedem de ter uma visão geral do que está ao seu redor. Se você leu este artigo atentamente, sabe que isso é um problema.

Então, mantenha sempre os seus olhos no retrovisor, e não se esqueça de regulá-lo da maneira correta. Em caso de dúvidas, converse com um mecânico de sua confiança também!

Mantenha-se concentrado

Quando estiver dirigindo, mantenha a sua atenção na estrada. Evite quaisquer estímulos que possam fazer com que você se sinta menos concentrado - isso pode incluir música muito alta, conversas muito emocionantes ou muito agitadas, qualquer coisa parecida.

Lembre-se, além disso, que você jamais deve falar ao telefone ou passear pelas redes sociais quando estiver dirigindo. Parece óbvio dizer isso, mas infelizmente muitas pessoas se esquecem de que ambas as atitudes, além de gerarem multas, também podem colocar a vida de muitos em risco.

Respeite as condições da via

Não adianta acelerar além do limite permitido, nem ignorar os buracos e as particularidades da estrada. Quando fazemos isso, podemos perder o controle do veículo a qualquer momento - e, obviamente, colocar muitas pessoas em perigo.

Observe as condições climáticas

Como já mencionamos, é preciso que a condução do veículo leve em consideração as condições atmosféricas - as quais fogem de nosso desejo, claro. Se a chuva está muito forte ou se a neblina está muito intensa, encontre um lugar seguro para aguardar a melhora. Antes se atrasar um pouco do que se envolver em um acidente!

Dicas para direção defensiva

Estamos nos encaminhando para o final deste artigo. Antes disso, porém, julgamos necessário dar algumas dicas a mais, relacionadas à direção defensiva:

Não ande com animais soltos no veículo

Animais são imprevisíveis, por mais que você tenha o costume de andar com eles em seu veículo. Quando você os mantêm soltos, pode ter surpresas desagradáveis. 

Imagine, por exemplo, se o seu cachorro de cinquenta quilos pula em cima de você enquanto você está ao volante? E se ele, aproveitando a brecha da janela aberta, tenta pular em outro veículo em movimento? Muitas coisas podem acontecer.

O ideal é sempre conduzir o seu animal de estimação com segurança, devidamente preso, e sem a possibilidade de “aprontar”.

Não conduza motocicleta com crianças menores de 7 anos ou incapazes

Crianças também são bastante imprevisíveis - e não têm a força e a habilidade necessárias para lidar com as dificuldades da estrada.

As motocicletas são bastante seguras quando conduzidas adequadamente, mas não são uma boa opção para menores, principalmente se eles possuírem alguma dificuldade de movimentação ou similar.

Prefira levar as crianças em veículos tradicionais, sempre no banco de trás, e com o cinto de segurança bem afivelado.

Evite dirigir com o psicológico abalado

Quando estamos afetados por problemas de ordem emocional, não estamos com a nossa atenção em dia. É fácil, portanto, que nos “percamos” em pensamentos - o que, por sua vez, também aumenta a chance de acidentes e atrasa o tempo de resposta em caso de emergências.

Pessoas com o psicológico muito afetado, por sua vez, também podem ter comportamentos de risco ao volante. Caso você se identifique com isso, por favor, procure ajuda - e nesse meio tempo, evite ser o condutor. Preserve-se.

Não obstrua seu campo de visão

Não bloqueie o seu campo de visão enchendo o carro de malas, objetos, pessoas e afins. Você precisa ter a capacidade de enxergar tudo o que o rodeia, como já dissemos antes.

Previna-se

Por fim, vale sempre dizer que a prevenção é a maior das atitudes. Quando dirigimos de forma cautelosa, respeitando aqueles que estão conosco, dentro de nosso veículo, e também aqueles que estão ao lado de fora, diminuímos a possibilidade de uma série de fatalidades.

Além disso, a prevenção nos permite detectar maiores chances de acidentes e nos permite agir com antecedência, impedindo a piora de uma série de quadros - o que, por sua vez, também colabora para a manutenção do bem-estar, da sobrevivência e da integridade de todos!

Faça o seu seguro com a Justos!

Como dissemos no último parágrafo, a melhor política é sempre a prevenção - e nós levamos isso a sério demais!

A Justos é uma startup especializada em seguros, mas não só: ela premia os motoristas que praticam a direção defensiva cotidianamente e que, por isso, mantêm-se fiéis às leis de trânsito e às boas práticas que regem a sociedade.

Se você quer adquirir um seguro auto incrível, com um desconto personalizado, essa é a sua hora! Faça o seu orçamento agora - é rápido, fácil e sem burocracia.

#tmj 🤙

CONHEÇA A JUSTOS,
O SEGURO AUTO QUE RECOMPENSA BONS MOTORISTAS DE VERDADE!
CONHECER A JUSTOS

Finalmente, é possível chamar um seguro auto
de Justos.

Conhecer a Justos

Os mais lidos