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Para que serve a embreagem: veja como funciona e quando trocar
Seja você um motorista experiente ou alguém que está aprendendo a dirigir, compreender a função e o funcionamento da embreagem é essencial.
E saber como funciona não só deixa a direção mais suave e eficiente, mas também pode ajudar a prever possíveis problemas no componente.
A embreagem é mais do que um simples elemento para trocar marchas; ela é essencial para a integridade do sistema de transmissão do carro.
Vem com a gente entender como funciona a embreagem e quando é necessário trocar o componente para garantir a segurança do carro:
O que é embreagem?
A embreagem é um dispositivo mecânico que fica entre o motor e a caixa de câmbio, responsável por acoplar e desacoplar a força gerada pelo motor da caixa de câmbio.
Ela é uma peça essencial do sistema de transmissão, pois permite que o motorista mude de marcha de forma suave, sem causar danos ao motor ou à caixa de câmbio.
Ela é composta por vários elementos, incluindo o disco de embreagem, plato e volante do motor. O disco de embreagem é conectado ao eixo do motor, enquanto o platô pressiona o disco contra o volante do motor.
Quando o motorista pisa no pedal da embreagem, o disco é separado do volante do motor, interrompendo a conexão entre o motor e a transmissão, permitindo a troca de marchas sem causar danos aos componentes da transmissão.
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Para que serve a embreagem?
A embreagem serve para acoplar e desacoplar a força gerada pelo motor da caixa de câmbio.
Ela é uma peça essencial do sistema de transmissão de veículos manuais, pois permite que o motorista mude de marcha sem causar danos ao motor ou à caixa de câmbio.
Além disso, o componente desempenha funções diferentes em carros com transmissão manual e em carros com transmissão automática.
- Carros manuais
Nos carros de transmissão manual, a embreagem é essencial para desconectar o motor da caixa de câmbio.
Ao pressionar o pedal da embreagem, o disco que compõe esse sistema é separado do volante do motor, interrompendo a ligação entre o motor e a transmissão, permitindo que o motorista mude de marcha de forma suave e eficiente.
Ao acionar o pedal da embreagem, é possível selecionar uma marcha diferente, seja para reduzir ou aumentar a velocidade, sem sobrecarregar ou prejudicar o sistema de transmissão.
- Carros automáticos
Já nos carros automáticos, a embreagem não é acionada de forma manual pelo motorista, como ocorre nos carros com transmissão manual.
Em vez disso, a transmissão automática utiliza sistemas hidráulicos, embreagens e conversores de torque para executar as trocas de marcha automaticamente, dispensando qualquer intervenção por parte do condutor.
Por isso, a embreagem tem papéis diferentes, possibilitando as trocas de marcha de forma suave e contínua, controlada pelo sistema eletrônico do veículo.
Como funciona a embreagem?
A embreagem é um componente essencial do sistema de transmissão de um carro, possibilitando a conexão ou desconexão do motor com as rodas do veículo.
Ao pressionar o pedal da embreagem, interrompemos a conexão entre o motor e a caixa de câmbio. Isso permite que o motor continue girando sem transferir diretamente essa energia para as rodas do veículo.
Quando liberamos o pedal da embreagem, os discos de pressão se unem novamente, restabelecendo o contato entre a energia do motor e as rodas do carro.
Para quem dirige um veículo com transmissão manual, a importância da embreagem é clara: sem ela, não seria viável realizar a troca de marchas sem causar danos significativos ao motor ou à transmissão.
Quais são os componentes da embreagem?
Como já mencionamos por aqui, a embreagem é composta por cinco componentes e você pode conferir a função de cada um abaixo:
Disco de embreagem
O disco de embreagem é uma peça circular com revestimento de material abrasivo, que fica acoplada entre o volante do motor e o platô da embreagem.
Como o componente é feito com ranhuras, quando a embreagem está acionada, esse disco é comprimido contra o volante do motor, possibilitando a transmissão da potência do motor para a transmissão do veículo com maior aderência.
Platô
O platô é uma peça circular com revestimento de material abrasivo, que fica acoplada ao volante do motor.
Ele é responsável por transmitir a força gerada pelo volante do motor ao disco de embreagem interrompendo a transmissão de potência.
Rolamento
O rolamento da embreagem é um componente que auxilia o garfo da embreagem a deslizar pelo eixo da caixa de câmbio.
Luva guia
Esta peça ajuda a centralizar e a alinhar o disco de embreagem durante o seu acoplamento e desacoplamento.
Ela garante que o disco se encaixe corretamente, facilitando a operação e prolongando a vida útil dos componentes.
Garfo da embreagem
O garfo da embreagem é uma peça que pressiona o disco de embreagem contra o platô acionado pelo cilindro mestre.
Ou seja, ele age como um elo entre o pedal da embreagem e o platô, permitindo a liberação e aplicação da pressão sobre o disco de embreagem.
Juntos, esses componentes garantem o funcionamento correto da embreagem em veículos com transmissão manual, viabilizando trocas de marcha suaves e eficientes.
A embreagem sempre existiu?
Os primeiros carros não possuíam embreagem como conhecemos hoje. Eles eram impulsionados por um motor de combustão interna que fazia girar uma polia no eixo do motor.
Por isso, para fazer o carro andar, o motorista precisava movê-lo manualmente para frente ou para trás enquanto o motor era ligado, e depois disso, o motorista controlava a velocidade apenas com o acelerador e o freio.
E foi só na década de 1920 que começaram a surgir sistemas de embreagem mais parecidos com o que encontramos hoje nos carros.
Onde fica a embreagem do carro?
Nos carros com transmissão manual, a embreagem está posicionada entre o motor e a caixa de câmbio, sendo integrada aos principais componentes do conjunto do motor.
E para acionar a embreagem, o pedal está situado à esquerda do pedal do freio e pode ser controlado pelo motorista.
Essa manobra permite o acoplamento e desacoplamento do motor à transmissão enquanto dirige, garantindo assim, a mudança de marcha suave durante a direção.
Como aumentar a vida útil da embreagem?
Assim como outros componentes do carro, a embreagem precisa ser trocada sempre que houverem sinais de desgaste, mas existem algumas atitudes que podem manter o sistema em bom estado, confira:
Evite segurar o pedal da embreagem pressionado por muito tempo
Manter o pedal da embreagem pressionado por muito tempo, especialmente quando não é necessário, pode prejudicar o seu funcionamento.
Por isso, ao parar em um congestionamento, por exemplo, é válido mudar para ponto morto e soltar o pedal da embreagem, aumentando a vida útil do componente.
Evite arrancar bruscamente
Fazer arrancadas rápidas e bruscas pode causar um desgaste excessivo no disco de embreagem, já que o motor roda de forma intensa.
O indicado é iniciar o movimento do carro de forma suave, liberando gradualmente o pedal da embreagem, evitando também solavancos na hora da arrancada.
Não descanse o pé no pedal da embreagem
Uma ação muito comum dos motoristas é dirigir com o pé na embreagem, porém essa prática não é aconselhada.
Manter o pé apoiado no pedal da embreagem quando não está sendo utilizado para trocar de marcha pode pressionar levemente o sistema, gerando desgaste desnecessário.
A dica para evitar o desgaste prematuro do componente é retirar o pé do pedal suavemente após fazer a troca de marcha e, depois, descansar o pé ao lado do pedal.
Evite reduzir as marchas em alta velocidade
Reduzir as marchas em altas rotações do motor pode aumentar o desgaste da embreagem e ainda dar solavancos no carro.
A dica é reduzir a marcha de maneira suave, acompanhando a rotação do motor ou aguardar a indicação do carro para fazer a troca, garantindo o bom funcionamento da embreagem e de outros componentes.
Não use a embreagem para segurar o carro em uma subida
Essa é outra prática bastante comum entre os motoristas, mas que deve ser evitada para garantir a vida útil da embreagem.
Quando parado em uma subida, use o freio de estacionamento ou mantenha o pé no pedal do freio, e evite utilizar a embreagem para manter o carro parado, assim você evita a sobrecarga da embreagem.
Além dessas dicas, fazer as revisões periódicas é essencial para garantir que a embreagem e outros componentes do seu carro estão funcionando normalmente, garantindo uma viagem tranquila e em segurança.
Qual a diferença entre a embreagem e a transmissão?
A embreagem e a transmissão fazem parte do sistema de transmissão do carro, porém os componentes têm funções diferentes de um veículo. No entanto, elas têm funções diferentes.
A embreagem é responsável por acoplar e desacoplar o motor da caixa de câmbio, ou seja, ela permite que o motorista mude de marcha suavemente sem causar danos ao motor ou à caixa de câmbio.
Já a transmissão é responsável por alterar a relação entre a rotação do motor e a rotação das rodas, controlando a velocidade e a potência do veículo.
Qual a forma correta de mudar de marcha?
A mudança de marcha deve ser feita de forma suave e precisa para garantir uma condução eficiente e preservar os componentes da transmissão, por isso, a dica é:
- Tirar o pé do acelerador;
- Pisar na embreagem;
- Engatar a marcha desejada;
- Soltar a embreagem lentamente e, ao mesmo tempo, pisar no acelerador;
- Manter o pé no acelerador até atingir a velocidade desejada.
Além disso, é importante não forçar a alavanca de câmbio durante a troca de marchas.
Também deve-se evitar manter o pedal da embreagem pressionado por um período prolongado e reduzir marchas quando o motor está em alta rotação, pois estas ações podem levar a um desgaste excessivo na embreagem.
Praticar e se familiarizar com o comportamento do carro em diferentes condições vai te ajudar a realizar as mudanças de marcha de maneira mais suave e eficiente, garantindo uma direção suave.
Quando trocar a embreagem?
Já mencionamos por aqui que a embreagem deve ser trocada sempre que houverem alguns problemas, e para saber quais são, basta acompanhar aqui embaixo:
Dificuldade em engatar as marchas
A dificuldade ao engatar a marcha pode ser indício de possíveis problemas, como a necessidade de substituição do fluido da embreagem, vazamentos de óleo na caixa de câmbio, alterações no disco da embreagem ou até mesmo a ruptura do cabo de embreagem.
Por isso, se você tiver problemas para engatar as marchas, saltos ou resistência ao movimento da alavanca de câmbio, pode ser hora de fazer uma revisão na sua embreagem.
Patinação da embreagem
Se a embreagem patina, ou seja, você acelera e percebe um aumento na rotação do motor sem um aumento proporcional na velocidade do veículo, pode indicar desgaste no disco de embreagem.
Pedal da embreagem mole ou duro
Se o pedal tem exigido mais força do que o normal para ser acionado ou se ele está afundando facilmente, pode ser hora de trocar o componente.
Cheiro de queimado
Um cheiro forte de queimado que vem da área do motor, principalmente ao dirigir com a embreagem pressionada, pode ser um sinal de superaquecimento da embreagem devido ao atrito excessivo.
Vibrações e ruídos
Vibrações ou ruídos nunca são normais, e se ao pressionar ou soltar o pedal da embreagem você escuta o carro “arranhando” ou uma trepidação ao acionar o pedal é hora de fazer uma revisão no componente para evitar problemas futuros.
Conclusão
Agora que você já sabe como funciona a embreagem e a hora de trocar o componente, suas viagens podem ficar mais seguras.
Além disso, para dirigir sempre com tranquilidade é hora de pensar em investir num seguro auto como o da Justos para te auxiliar em qualquer imprevisto no trânsito.
Nosso seguro conta com uma modalidade digital e uma proposta diferente para motoristas que dirigem bem.
Afinal, se você contribui para a segurança no trânsito, é justo que pague menos por isso.
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