Carros

Dicas Suaves

Luz de airbag acesa: entenda o que significa e saiba como resolver

icone da luz do airbag de veiculo
Publicado em 
14
 de 
June
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Em Janeiro de 2014, começou a valer a obrigatoriedade de que todos os carros no Brasil sejam produzidos com airbags e freios ABS. Convém dizer que isso vale para todos os veículos zero quilômetro fabricados a partir da data em questão. 

Carros mais antigos podem não possuir os dispositivos - mas, por medidas de segurança, o ideal é que o motorista se organize para fazer a troca do veículo ou para torná-lo, ao menos, mais seguro para todos os envolvidos.

O airbag obrigatório é o chamado duplo frontal. Nesse caso, há um airbag para o motorista e outro para o seu "carona". Outros tipos de airbag podem ser vendidos à parte.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o assunto, explicando o funcionamento, a importância e as particularidades de cada airbag. 

O que são os airbags?

Airbag - ou, em uma tradução livre, "bolsa de ar" - é uma almofada que, em seu interior, possui azida de sódio ou nitrato de guanidina (mais comum em carros modernos).

O airbag é acionado quando há uma desaceleração inesperada do veículo ou quando há um grande impacto. Os sensores do airbag são responsáveis por avaliar essas informações, as quais são enviadas para uma espécie de central de controle.

Quando a central verifica que algo está errado, ela ativa os produtos que estão dentro do airbag e eles "explodem", gerando gases que, por sua vez, inflam as almofadas de ar depressa. 

Quando inflado, o airbag protege os ocupantes do veículo de impactos mais violentos e pode, por isso, salvar a vida de muitas pessoas.

Antes de falar sobre a luz de airbag acesa, acreditamos ser necessário passar um pouco pela história desse equipamento de segurança - além de entender as suas minúcias.

{{cta-component}}

Quando surgiram os airbags?

O primeiro automóvel a ter airbags foi o Mercedes-Benz Classe S, em 1980. A primeira patente registrada, porém, foi feita em 1971. O desenvolvimento do dispositivo começou, por fim, em 1971, pela próxima Mercedes-Benz.

Quais são os tipos mais comuns de airbags?

Vamos dar uma olhada agora nos tipos de airbags:

  • Air bags frontais: são airbags que protegem de maneira frontal os ocupantes da parte dianteira do veículo. A ideia é que eles sejam capazes de impedir que os corpos dos passageiros, com o impacto, atinjam o painel do carro ou o vidro;
  • Air bags laterais: também conhecidos como sidebags, são dispositivos instalados na lateral dos bancos traseiros e dianteiros. O seu objetivo é proteger o corpo dos ocupantes de impactos e lesões em caso de impacto lateral. Para tal, ele oferece proteção para ombros, braços e até para a cabeça;
  • Air bags de cortina: os airbags de cortina são instalados dentro do arco interno do teto do carro. Não é incomum que sejam oferecidos juntamente com os sidebags - e o ideal é que você, se possível, tenha todos esses dispositivos. O airbag de cortina abrange as laterais internas e proporciona muita segurança em caso de colisão lateral ou mesmo capotamento, já que protege a cabeça dos ocupantes;
  • Air bags de joelho: trata-se de uma espécie de proteção para os joelhos, útil principalmente em acidentes onde o impacto é mais forte. O airbag de joelhos protege as pernas do motorista, diminuindo a possibilidade de que ele seja gravemente atingido;
  • Air bag central: o sistema de airbag central é instalado atrás do banco do condutor, entre o banco do motorista e o passageiro. Isso significa que, em caso de colisão, haverá menos impacto entre o passageiro e o motorista - o que, por sua vez, colabora para a manutenção da integridade de ambos;
  • Air bags de cinto: não tem mistério: nesse caso, os airbags estão acoplados aos cintos de segurança;
  • Air bags de capô: não se fazem mais carros com airbag no capô.

Vamos falar sobre o que significa a luz de airbag acesa:

O que significa a luz do airbag estar acesa?

A luz de airbag acesa pode indicar que há algum problema no sistema de segurança. 

Entre as possibilidades que podem engatilhar o quadro, podemos citar: falha nos conectores do dispositivo ao sistema elétrico do carro ou dificuldades no acionador da bolsa inflável.

Para saber, de fato, será necessário levar o seu veículo até a assistência técnica. Ignorar a luz de airbag acesa é perigoso, uma vez que isso pode significar, na verdade, que o seu carro está vulnerável.

O que pode causar problemas no airbag?

A seguir, vamos dar uma olhada em duas das possíveis razões para luz de airbag acesa:

Conector defeituoso ou mal plugado

Os conectores do airbag podem, após circunstâncias até cotidianas, apresentarem mau contato, encaixe problemático ou similares.

Para saber se esse é o caso, o ideal é que você consulte um profissional. Não é indicado tentar corrigir nenhum problema relacionado a sistemas de segurança sozinho, a menos que, bom, você seja o especialista.

Cinta do airbag quebrada

Para que a almofada do airbag infle, é preciso que a informação de impacto ou desaceleração abrupta seja corretamente transmitida. Para tal, a cinta do airbag, uma peça que está no volante, é fundamental.

O problema é que a cinta do airbag é feita de fios bastante delicados - o que, infelizmente, faz com que eles sejam mais suscetíveis a rompimentos e similares.

Por isso, já sabe: luz de airbag acesa? Hora de buscar ajuda!

Como realizar o conserto do airbag?

Mencionamos em outro momento que não devemos tentar fazer consertos no carro sozinhos, especialmente em sistemas de segurança - afinal, se não somos especialistas, há uma enorme chance de que não consigamos fazer o que é necessário.

Ao verificar a luz de airbag acesa, leve o seu veículo até um profissional de sua confiança. Após uma análise, ele poderá lhe dizer qual é o melhor caminho a seguir.

Falhas mecânicas devem ser levadas à atenção de uma oficina especializada, mas apenas se esta for autorizada pelo Exército Brasileiro. Parece curioso, mas tem motivo: airbags são considerados artefatos explosivos e, por isso, devem ser tratados apenas por pessoas que possuem autorização e expertise.

É perigoso andar com a luz do airbag acesa?

Sim, sem dúvidas. Jamais podemos jogar com a sorte quando é a segurança que está em risco.

Airbags com defeito podem ser acionados contra a nossa vontade, por exemplo. Em casos de acidente - porque jamais podemos prevê-los! -, caso estejam com defeito, não funcionarão.

Esperar para verificar o problema após observar a luz do airbag acesa é um equívoco que pode, literalmente, custar a vida do motorista e de seus passageiros. Por isso, não hesite em buscar auxílio.

O que fazer depois que o airbag é acionado?

É preciso que fique claro que o airbag, ao ser inflado, pode causar rompimentos em diversas estruturas do carro. Isso é esperado - e, sejamos francos: tudo pode ser substituído, menos a sua vida. 

Após ser ativado pelo sistema, o airbag não possui conserto. Será necessário fazer a troca de todos os dispositivos que fazem parte dele. 

O valor do conserto do airbag varia bastante. O processo inclui a troca de itens múltiplos, como fiação, sensores e cinto de segurança. Em geral, o valor para o conserto varia de quatro a cinco mil reais. Convém pensar, porém, que tudo depende do modelo do carro, da localidade do motorista, etc.

Como desligar o airbag do banco do motorista?

Não há como desativar o airbag do banco do motorista. Alguns modelos de veículos, porém, permitem que façamos a desativação do airbag do passageiro. Isso não é recomendado a menos que haja um motivo específico para tal, como quando há uma criança viajando virada para trás.

O processo de fazer a desativação do airbag é bastante variável. Em geral, porém, os veículos que possuem a facilidade também têm um interruptor, que costuma ficar no painel frontal ou mesmo no interior do porta-luvas.

Se você não tem certeza, entre em contato com o fabricante do seu automóvel e peça informações atualizadas.

Conte com a Justos

Uma direção cautelosa, alinhada a sistemas de segurança atualizados e em bom estado, pode garantir o nosso bem-estar na estrada.

Por mais que tomemos cuidado, porém, existem coisas que não podemos prever. É para auxiliá-lo nesses momentos delicados que existem iniciativas como a Justos.

A Justos é uma startup especializada em seguros auto, mas não só: o nosso objetivo é permitir que você tenha mais tranquilidade para trafegar, seja pela cidade ou na estrada, sabendo que você terá o nosso apoio em situações adversas.

Um dos nossos diferenciais é o fato de que oferecemos grandes benefícios aos nossos motoristas mais cuidadosos. 

Agora que você sabe disso tudo, não perca tempo: faça agora a cotação do seu seguro! É rápido, fácil e sem burocracia.



#tmj 🤙

CONHEÇA A JUSTOS,
O SEGURO AUTO QUE RECOMPENSA BONS MOTORISTAS DE VERDADE!
CONHECER A JUSTOS

Finalmente, é possível chamar um seguro auto
de Justos.

Conhecer a Justos

Os mais lidos