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Manutenção de freios: entenda qual a importância e como fazer

manutencao de freios
Publicado em 
01
 de 
June
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

A segurança do motorista e passageiros é o primeiro passo para garantir uma viagem segura, por isso fazer a manutenção de freios é essencial para evitar problemas e contribuir para um dia a dia mais tranquilo no trânsito.

Além disso, fazer a manutenção preventiva dos freios prolonga a vida útil dos componentes do sistema, bem como evita colisões e sinistros graves.

Vem com a gente entender por que fazer a manutenção dos freios, quando fazer e como descobrir se há algum problema com os componentes.

O que é a manutenção de freios?

A manutenção de freios é um conjunto de procedimentos que você realiza para garantir que o sistema de freios do seu veículo funcione corretamente. Os freios são fundamentais para a sua segurança, pois permitem que você reduza a velocidade e pare o veículo de maneira segura.

Durante a manutenção, você inspeciona, conserta e substitui diferentes partes do sistema, como discos e pastilhas, tambores, lonas de freio, cilindros, mangueiras e fluido de freio.

É necessário verificar se há desgaste excessivo, danos ou falhas que possam comprometer a eficiência dos freios. Se o profissional qualificado identificar algum problema, como pastilhas desgastadas ou discos de freio danificados, é necessário fazer o reparo ou substituição.

Realizar a manutenção de freios regularmente, seguindo as orientações do fabricante do veículo é fundamental. Dessa forma, você garante que o sistema de freios esteja em boas condições e que seu veículo possa parar de maneira segura em todas as situações.

Não se esqueça de que a falta de manutenção adequada dos freios pode reduzir a eficiência de frenagem, aumentando o risco de acidentes. Então, cuide bem dos freios do seu carro para garantir a sua segurança e a dos demais no trânsito.

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Por que fazer uma manutenção de freios preventiva?

Fazer uma manutenção preventiva nos freios é essencial para garantir a segurança e o bom desempenho do seu veículo.

Cuidar dos freios de forma preventiva evita acidentes, reduz custos com reparos e mantém o sistema funcionando adequadamente. Por isso, é necessário seguir as recomendações do fabricante e fazer inspeções regulares para manter os freios em ótimas condições, garantindo a sua segurança e dos demais ocupantes do carro.

Quais componentes fazem parte do sistema de freios?

Esses são os principais componentes do sistema de freios de um veículo, trabalhando em conjunto para garantir a segurança e o controle durante a frenagem. É importante que esses componentes estejam em boas condições e sejam devidamente mantidos para assegurar um funcionamento adequado do sistema de freios.

Pedal

O pedal de freio é um dos componentes fundamentais e mais conhecidos do sistema. Ele é a interface entre o motorista e o sistema de freios, permitindo que o condutor aplique a pouca força para acionar o pedal.

Ao pressionar o pedal, o motorista inicia o processo de frenagem, enviando um sinal hidráulico para os demais componentes do sistema. Mas como ele é o sistema que fica mais em contato com o motorista, pode ter uma vida útil menor do que os outros componentes.

Servo freio (hidrovácuo)

O servo freio, também conhecido como hidrovácuo, é um componente que auxilia na aplicação da força nos freios.

Ele utiliza a diferença de pressão entre o vácuo do coletor de admissão do motor e a pressão atmosférica para amplificar a força exercida no pedal de freio, tornando a frenagem mais eficiente e exigindo menos esforço do motorista.

Fluido de freio

O fluido de freio é um óleo desenvolvido para transmitir a força hidráulica do pedal de freio para os componentes que efetuam a frenagem.

Ele é um componente essencial para o bom funcionamento do sistema de freios, pois transmite a pressão aplicada no pedal para as rodas, garantindo maior frenagem.

Existe uma luz indicativa no painel do carro que se ascende caso o fluido de freio esteja baixo, então, caso aconteça, é necessário fazer a troca. Para a manutenção preventiva, o fluido precisa ser trocado a cada 10 mil quilômetros ou a cada 2 anos de uso.

Cilindro mestre

O cilindro mestre é um componente central no sistema de freios, ele é responsável por conduzir o fluido de freio até os pistões.

Além disso, ele converte a força mecânica exercida no pedal em pressão hidráulica, que é transmitida para as rodas.

Mangueiras e canos

As mangueiras e canos são responsáveis por transportar o fluido de freio entre os diferentes componentes do sistema. Elas conectam o cilindro mestre às pinças de freio no caso dos freios a disco ou aos cilindros de roda no caso dos freios a tambor.

Esses componentes são flexíveis e resistentes para suportar as pressões e movimentos do sistema de freios. Para que elas tenham boa durabilidade, é necessário manter o fluido de freio sempre em perfeito estado.

Pastilhas de freio e lonas

As pastilhas e lonas de freio são componentes essenciais do sistema, Elas são responsáveis por gerar atrito para aumentar a frenagem.

Quando o pedal de freio é acionado, as pastilhas de freio são pressionadas contra os discos ou as lonas contra os tambores, gerando atrito e consequentemente desacelerando o veículo.

Discos de freio e tambores

Os discos de freio e tambores são as superfícies de contato onde ocorre a fricção para a frenagem do veículo. Esses componentes são feitos para dissipar o calor gerado pelo atrito e garantir a eficiência da frenagem, além de proporcionar uma maior durabilidade ao sistema de freios.

Os tambores têm maior durabilidade e menos manutenção, em contrapartida, se os discos estiverem gastos é necessário substituir, já que causam trepidação no volante e diminuem a frenagem.

Quando fazer a manutenção de freios?

Fazer a manutenção preventiva dos freios é um passo necessário para garantir a segurança do seu veículo e de todos os ocupantes. Ao cuidar dos freios, você está investindo na sua tranquilidade durante as viagens.

É recomendado seguir as orientações do fabricante e realizar inspeções completas dos freios a cada 10.000 a 20.000 quilômetros ou a cada 6 meses, dependendo do que ocorrer primeiro.

Algumas partes do sistema de freio requerem uma atenção especial, pois estão mais sujeitas a avarias e desgaste natural. Essas peças incluem as pastilhas e os discos de freio em veículos com sistema de frenagem a disco, assim como as lonas e os tambores em veículos equipados com freio a tambor.

No entanto, é bom saber que o estilo de direção e as condições de uso podem afetar a vida útil dos freios, então é fundamental estar atento a sinais de desgaste.

Por exemplo, se você começar a ouvir ruídos estranhos ao acionar os freios, sentir que o pedal está mais baixo que o normal ou notar dificuldade em parar o veículo, não hesite em procurar um profissional. Esses sinais podem indicar desgaste ou problemas no sistema de freios, que devem ser verificados e corrigidos o mais rápido possível.

Vale lembrar que os freios são componentes fundamentais para a segurança do seu carro, já que permitem que você reduza a velocidade e pare de maneira eficiente. Portanto, não ignore nenhum sinal de alerta e esteja sempre atento ao desempenho do sistema de freios.

Ao seguir um cronograma adequado de manutenção preventiva, você poderá identificar desgastes precoces ou problemas nas pastilhas, discos, lonas e tambores, permitindo a realização de reparos necessários antes que se tornem graves e caros.

Como saber se há algum problema com os freios?

Ao dirigir, é importante estar atento aos sinais que indicam possíveis problemas nos freios do veículo. Então, ao identificar alguns dos sinais abaixo é recomendado buscar a avaliação de um profissional especializado em sistemas de freios para diagnosticar e solucionar o problema:

Trepidação no volante

Quando você perceber que o volante do seu veículo está trepidando durante a frenagem, é um sinal claro que há algum problema com os freios.

A trepidação pode ser causada por discos de freio desgastados ou empenados, o que afeta o contato uniforme entre as pastilhas e os discos.

Nesse caso, é necessário ir até uma oficina especializada para verificar e corrigir o problema, garantindo a segurança do veículo.

Barulho de “ferro com ferro”

Se você ouvir um barulho metálico agudo, semelhante a “ferro com ferro”, ao acionar os freios, é um sinal de que algo está errado.

Esse ruído pode ser causado por pastilhas de freio gastas ou danificadas, o que resulta no atrito direto entre o metal desse componente com os discos.

Por isso, é necessário substituir as pastilhas desgastadas o mais rápido possível para evitar maiores danos aos componentes do sistema de freio, manter a eficiência da frenagem e garantir a segurança dos ocupantes do veículo.

Pedal de freio baixo

Se perceber que o pedal do freio está mais baixo do que o normal, pode ser um problema relacionado com o fluido de freio, defeito no servo ou no cilindro mestre.

Um indicativo que pode ser relacionado com o fluido é a luz que acende no painel do carro. Esse é um alerta que não deve ser ignorado, por isso, ao identificar esses sinais vá até uma oficina especializada para fazer os reparos.

Pedais enrijecidos

Quando o pedal fica pesado ou precisa de mais força para acionar os freios, pode ser outro indício de problemas. Esse sintoma precisa ser investigado, mas pode ser causado por um acúmulo de sujeira ou resíduos nos componentes do sistema de freio, problemas no servo freio ou até mesmo um vazamento no sistema hidráulico.

Ao perceber pedais enrijecidos, é recomendado buscar a avaliação de um profissional para inspecionar e substituir os freios. Além disso, com a manutenção preventiva, é possível identificar o problema e fazer a substituição entre 100 e 200 mil quilômetros rodados.

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Fazer a manutenção regular do freio é a melhor forma de garantir a autonomia e bom funcionamento do seu carro.

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