Economize

Seguro Auto

Seguro cobre correia dentada: entenda quais danos são cobertos

correia dentada carro seguro
Publicado em 
03
 de 
July
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Que o seguro é fundamental para as pessoas que possuem um automóvel e têm o costume de utilizá-lo com regularidade, todo mundo sabe.

O que ainda causa bastante dúvida é: o que o seguro auto tem a obrigação de cobrir?

Primeiro, é preciso que entendamos que não existe um único tipo de seguro. As seguradoras possuem planos distintos, de valores também diferentes, que possuem coberturas múltiplas.

Não há a obrigatoriedade de que todas as seguradoras ofereçam os mesmos serviços, nem que unam todos eles em uma mesma apólice. É por isso que, antes de fechar o contrato, você deve buscar se informar sobre tudo aquilo que faz parte do seu "pacote".

Uma cobertura parcial, por exemplo, geralmente oferece auxílio em casos de roubo, furto e incêndio. Por ser mais "simples", digamos assim, ela costuma ter um valor um pouco mais acessível.

{{cta-component}}

Para quem deseja ter mais segurança, costuma-se recomendar a cobertura total ou integral, que pode cobrir, entre outras coisas, acidentes de trânsito, indenização a terceiros e cobertura compreensiva. De novo, depende da seguradora.

Há bastante dúvida sobre outro aspecto: o que acontece caso o segurado tenha algum problema em um dispositivo do seu automóvel? Em resumo: seguro cobre correia dentada?

Nesse artigo, falaremos bastante sobre o assunto. Se você gostaria de tirar dúvidas, confira o material que preparamos para você:

O que é a correia dentada?

A correia dentada é considerada um dos componentes mais importantes de um carro, uma vez que transmite energia para as rodas - que são imprescindíveis, obviamente -, além de colaborar para o funcionamento do motor em si.

Ela, que também é chamada de correia de distribuição, é composta por dentes de borracha e é responsável pela abertura das válvulas e pelo funcionamento sincrônico dos pistões nos cilindros. Por meio dessas funcionalidades, ela colabora para que o veículo funcione - com segurança, principalmente.

Antes de falarmos se o seguro cobre correia dentada, vamos pensar sobre outro aspecto: como identificar que este componente está com problemas? O que se pode fazer sobre isso? Vamos olhar:

Como saber se a correia dentada está ruim?

Existem alguns indícios que este dispositivo possa estar com defeito - o que implicaria em parar o carro e acionar a sua assistência. Se você não sabe como identificar problemas na correia dentada, atente-se para os seguintes sinais:

Ruídos

A verdade é que qualquer ruído atípico deve ser investigado. No caso da correia dentada com problemas, especificamente, os ruídos vêm da parte frontal do automóvel. Os sons, nesse caso, parecem “rangidos” desagradáveis. Eles podem ser causados por desajustes ou desalinhamentos na correia dentada.

Um mecânico deve ser consultado depressa, para evitar que maiores danos ocorram - e que o seu carro possa sofrer consequências mais severas.

Superaquecimento do motor

O superaquecimento do motor pode causar danos materiais significativos - por exemplo, o motor pode fundir. Além disso, pode haver derretimento das peças próximas. Isso já é motivo para ficar atento.

Algumas correias dentadas colaboram para o resfriamento do motor. Quando elas não estão funcionando corretamente, pode haver aumento da temperatura local, o que gera tudo o que já comentamos.

Trancos ao mudar de marcha

A troca de marcha deve acontecer de forma fluida e tranquila, visto que se trata de um processo natural do veículo e ocorre diversas vezes durante o período em que o motorista dirige.

Se a troca de marcha tem acontecido com a sensação de "trancos", é porque algo está errado. A correia dentada, por exemplo, pode estar esticada demais. Com o passar do tempo, isso pode fazer com que haja desgaste da peça, perda de desempenho e até comprometimento do motor.

O ideal, mais uma vez, é levar o seu veículo para um local especializado. Não continue a dirigir se o seu carro apresenta trancos, superaquecimento ou similares: tudo isso dialoga diretamente com a sua segurança, ao mesmo tempo em que pode piorar um problema e torná-lo mais difícil de resolver.

Buscar ajuda imediata geralmente é a melhor opção, visto que muitos problemas podem ser corrigidos quando ainda estão "no início".

Quando trocar a correia dentada?

Se a correia tem apresentado problemas, pode ser necessário fazer a troca dela no presente momento, independentemente da quantidade de quilômetros que foram rodados.

Quando esse não é o caso, geralmente fazemos a troca desse dispositivo após cerca de 60.000 km rodados ou após cinco anos de uso. Há variações, é claro, a depender do modelo do veículo e das condições do próprio automóvel.

Uma boa recomendação é sempre estar atento ao que diz o manual do seu carro (e jamais pular as manutenções obrigatórias).

Importante: quanto mais você utiliza o seu automóvel, maior o desgaste pelo qual ele passará. Isso é natural e deve ser visto como tal.

O que você pode fazer é sempre investir em peças de boa qualidade e sempre atuar de maneira a respeitar o bom funcionamento do seu veículo. Dessa forma, a chance de enfrentar alguns problemas diminuirá significativamente.

O seguro auto cobre correia dentada?

Sim, o seguro cobre correia dentada! Para que isso seja possível, porém, geralmente é necessário acionar outro serviço: a assistência 24h.

O que isso quer dizer? Que, para poder trocar a sua correia através do seu seguro, você terá que comprovar que o seu carro não tem mais condições de trafegar por conta de rompimentos ou mau funcionamento da peça.

Em geral, após entrar em contato com a assistência, você receberá informações específicas sobre como prosseguir. Se o seu carro está parado e não pode rodar - inclusive para não piorar o problema -, é bem possível que a sua seguradora envie ao seu local um mecânico de confiança, o qual verificará o estado da correia e fará, caso seja necessário, a substituição.

Em tempo: casos de desgaste naturais não fazem parte da cobertura da maior parte dos seguros. Se você já percorreu mais de 60 mil quilômetros ou não fez as manutenções corretas, por exemplo, não terá a possibilidade de fazer a troca da sua correia por meio da seguradora.

Mais uma vez, torna-se necessário salientar que estar em dia com as manutenções do seu veículo é uma responsabilidade e tanto. Carros em estado precário colocam a segurança de todos em risco - do motorista ao pedestre.

Como funciona a assistência 24h?

Há pouco, mencionamos que o seguro cobre correia dentada apenas quando a assistência 24h é acionada e o mecânico responsável conclui que, para que o veículo possa voltar a funcionar, é necessário fazer a troca da peça.

Na Justos, quem é segurado tem direito a uma série de benefícios na assistência 24h. São esses:

  • Guincho: o guincho é utilizado no resgate e auxílio de veículos que passaram por alguma pane ou estiveram envolvidos em incêndio, acidente ou similares. Ao acionar o guincho, o motorista terá a certeza de que o seu carro será levado para um lugar seguro após o sinistro;
  • Socorro mecânico emergencial: como o nome sugere, trata-se da possibilidade de solicitar a presença de um mecânico em um local específico, para que ele possa verificar o que está acontecendo com o carro e, se possível, fazer a troca das peças;
  • Condução até a residência em caso de emergências: quando passamos por uma situação delicada ou de estresse, precisamos de apoio. Acreditamos, por isso, que ser conduzido de volta para a casa após uma emergência é um cuidado necessário;
  • Chaveiro: quebrou a chave? Ela desapareceu? Foi furtada? Entre em contato com a assistência 24h: nós estamos à disposição para auxiliá-lo em suas demandas e permitir que você tenha acesso ao seu veículo com facilidade e mais tranquilidade;
  • Auxílio para pane seca: a pane seca acontece quando o veículo para de funcionar por conta da falta de combustível no tanque. Se isso acontecer, acione o seu seguro;
  • Troca de pneu: furou e você não sabe o que fazer? A Justos resolve;
  • Carro substituto: em alguns casos, para permitir que você prossiga com a sua rotina, será necessário fornecer um carro substituto. Podemos ajudá-lo nesse processo;
  • Entre outros.

Evite imprevistos: realize a cotação do seguro com a Justos

Nos últimos tópicos, falamos muito sobre a necessidade de estar preparado e em dia com as suas obrigações para com o seu veículo: manutenções obrigatórias, atenção aos sinais emitidos e afins são fundamentais para que você tenha menos dor de cabeça e consiga trafegar sem grandes adversidades.

Há situações, porém, que não podem ser previstas - e mesmo quando estamos atentos às normas de trânsito, vigilantes durante a direção e preocupados em honrar os nossos compromissos, podemos ser surpreendidos. É por isso que ter um seguro auto de qualidade é fundamental!

A Justos é uma startup especializada em seguros, mas não só. Por aqui, acreditamos que as pessoas que buscam dirigir com cautela e respeito merecem ser reconhecidas por esse esforço. Por conta disso, oferecemos aos nossos melhores motoristas uma série de vantagens.

Isso não é tudo: o nosso serviço de assistência 24h está pronto para auxiliá-lo durante as suas emergências, para que você consiga organizar o que é necessário sem se sentir pressionado ou sobrecarregado.

Ficou interessado? Faça agora mesmo a sua cotação em nosso site oficial: é rápido, fácil e sem burocracia!

#tmj 🤙

CONHEÇA A JUSTOS,
O SEGURO AUTO QUE RECOMPENSA BONS MOTORISTAS DE VERDADE!
CONHECER A JUSTOS

Finalmente, é possível chamar um seguro auto
de Justos.

Conhecer a Justos

Os mais lidos