Carros
Seguro Auto
Entenda se o seguro de carro cobre enchente e como funciona
Neste post
- Como saber se meu seguro cobre enchente
- Como funciona a cobertura de enchente?
- Como evitar danos ao carro em enchentes?
- O que acontece com veículo de enchente?
A verdade é que nenhum de nós sai de casa esperando que um imprevisto aconteça, certo? Ainda mais se tratando de acidentes decorrentes de chuvas e outros fenômenos naturais. Afinal, será que seguro de carro cobre enchente?
O motorista que deseja dirigir sem preocupações provavelmente tem dúvidas em relação ao assunto. Por isso, trouxemos as principais informações sobre a proteção de automóveis e segurados vítimas de enchentes.
Nos próximos tópicos, você vai descobrir como essa cobertura funciona, recomendações para amenizar danos nessas situações e muito mais. Confira!
Como saber se meu seguro cobre enchente
Para saber se o seu seguro de carro cobre enchente, é necessário verificar as especificações da sua apólice.
Normalmente, a cobertura para enchentes está incluída na cobertura compreensiva ou na ampliada, que traz opções adicionais de proteção para o veículo.
Para verificar se a cobertura para enchentes está inclusa no seu caso, a recomendação é entrar em contato diretamente com a seguradora.
Certifique-se de fornecer todas as informações relevantes, para que possam fornecer a você informações precisas e atualizadas.
Além disso, você também pode verificar a apólice por conta própria para confirmar se há alguma menção explícita à enchentes.
Se não encontrar essa informação na apólice, aproveite o contato para questionar se é possível adquirir uma cobertura adicional para esse tipo de evento.
Em alguns casos, essa cobertura pode estar sujeita a certas limitações, dependendo do local onde ocorreu a enchente e das condições da estrada. Por isso, é imprescindível ler atentamente sua apólice de seguro e conversar com a seguradora para entender.
Como funciona a cobertura de enchentes?
Quando se trata de responder se o seguro de carro cobre enchente, é importante entender como a cobertura se aplica ao fenômeno natural.
Basicamente, essa proteção pode constar em algumas apólices ou ser adicionada em seu Seguro Auto.
Na prática, isso significa que em caso de enchentes, você poderá acionar a seguradora para cobrir os danos causados ao seu veículo. A empresa responsável pelo seguro enviará um avaliador para avaliar o dano e determinar a extensão da cobertura.
Porém, existem algumas situações em que a cobertura de enchente pode não ser acionada. Além disso, ela conta com algumas particularidades. Vamos explicar tudo isso a seguir.
Em quais casos a cobertura de enchente não pode ser acionada?
Se a enchente for causada por negligência ou comportamento imprudente por parte do proprietário do veículo, a seguradora pode se recusar a pagar pelos danos.
Do mesmo modo, se o fenômeno ocorrer em uma área que não é considerada uma zona de risco para enchentes, os prejuízos podem não ser cobertos.
Outras situações em que a cobertura de enchente pode não ser acionada incluem:
- não constar cobertura de enchente na apólice de seguro
- danos causados antes da cobertura adicional ser contratada
- prejuízos decorrentes de outros acidentes com água, como vazamentos e tempestades de granizo
Minha rua alagou e meu carro não tem seguro: posso acionar a prefeitura?
Se você não tem Seguro Auto e sua rua alagou, não será possível acionar a seguradora para cobrir os danos causados ao veículo.
No entanto, você pode entrar em contato com a prefeitura para obter informações sobre possíveis formas de compensação pelos danos causados.
Algumas prefeituras podem oferecer programas de ajuda financeira para os moradores afetados por desastres naturais, como enchentes. Esses programas podem oferecer assistência para reparos em veículos danificados.
Como não se trata de uma certeza absoluta, em alguns casos, será necessário arcar com os prejuízos e posteriormente entrar na Justiça contra a prefeitura.
Seguro de carro cobre inundação de garagem?
Em geral, a cobertura básica de Seguro Auto não cobre danos causados por inundações em garagens. Porém, se você tiver adicionado a cobertura de enchente à sua apólice, é possível que ela cubra os danos causados por esse tipo de imprevisto.
Além disso, se você tiver a cobertura compreensiva, a modalidade poderá cobrir prejuízos causados por eventos diversos, como incêndios e até vandalismo.
De todo modo, recomenda-se entrar em contato com a seguradora para verificar as possibilidades de personalização do seguro.
Como evitar danos ao carro em enchentes?
Aqui estão algumas dicas úteis da Justos para evitar danos ao seu carro em enchentes:
Conhecer o caminho que você fará
Antes de sair de casa, verifique as condições das ruas que você vai percorrer. Evite rotas que passam por áreas propensas a enchentes e dê preferência para as ruas mais elevadas.
Instalar barreiras de proteção
Se você mora em uma área propensa a enchentes, considere instalar barreiras de proteção ao redor da sua casa ou garagem para evitar que a água entre. Essas barreiras podem incluir sacos de areia, diques de contenção ou outros dispositivos de bloqueio.
Preste atenção ao clima
Fique atento às previsões do tempo e aos alertas de enchentes emitidos pelas autoridades locais. Se uma enchente é esperada, tome as medidas necessárias para proteger seu carro e outros bens.
Não entre na enchente
Se você encontrar uma rua alagada, não tente atravessá-la com o seu carro. A água pode esconder perigos como buracos, objetos afiados e correntezas fortes. Além da possibilidade de danos graves ao seu veículo, você estará também colocando a sua vida em risco.
O que acontece com veículo de enchente?
Um dos temas em torno do questionamento se o seguro de carro cobre enchente é o que acontece com veículos afetados pelo fenômeno.
Basicamente, há uma grande chance do carro sofrer danos significativos, tanto externos quanto internos. A extensão dos danos pode variar mas aqui estão alguns exemplos de possíveis consequências:
- Danos no motor: se a água atingir o motor do carro, pode causar prejuízo graves e até mesmo inutilizar o veículo.
- Danos elétricos: a água pode afetar componentes como a central eletrônica, sensores, bateria e sistemas de ignição e de iluminação.
- Danos nos estofamentos: há a chance de danificar os estofamentos dos bancos, carpetes e revestimentos, além de deixar um mau cheiro.
- Problemas com a transmissão: é possível que a água danifique a transmissão do veículo, causando problemas como engrenagens deslizantes e muito mais.
Em alguns casos, os danos podem ser tão graves que o carro precisa ser totalmente substituído. Se o veículo é coberto por um seguro de enchente, o motorista poderá receber uma indenização parcial ou integral.
No entanto, se o seu automóvel não estiver coberto pelo seguro, o proprietário pode ter que arcar com os custos de reparação ou até mesmo perder o veículo.
Conte com a Justos
Agora que você descobriu que sim, o seguro de carro cobre enchente, dependendo da apólice contratada, saiba como podemos te ajudar!
Para que você possa dirigir sem preocupações, afinal, imprevistos sempre podem acontecer, oferecemos uma cobertura básica atrativa e acessível.
Na Justos, essa proteção inicial abrange roubo, furto, colisão, desastres naturais e incêndio. Entretanto, é possível personalizar a cobertura do seu seguro de acordo com as suas necessidades e preferências.
Portanto, além de poder contar com proteção contra enchentes, você poderá contratar um Seguro Auto do seu jeito. E isso inclui escolher entre a cobertura para danos com perda total (PT) e/ou perda parcial.
Oferecemos assistência 24 horas através de um aplicativo prático e intuitivo para que você não tenha dor de cabeça.
Aqui você não precisa perder tempo em filas de espera e burocracias! Faça sua cotação em poucos minutos e se prepare para contratar um Seguro Auto personalizado!
#tmj 🤙
O SEGURO AUTO QUE RECOMPENSA BONS MOTORISTAS DE VERDADE!