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Qual o melhor tipo de suspensão para carros: fixa, ar ou rosca?

mecânico mexendo no carro
Publicado em 
12
 de 
May
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

É natural que, quando estamos para adquirir nosso primeiro automóvel, tenhamos ainda algumas dúvidas sobre o funcionamento dele. O carro é, digamos assim, um ser complexo - e é preciso estar ciente de todas as suas particularidades para garantir a segurança de todos durante a condução.

Saber identificar quando algum problema está acontecendo por meio de sons ou do comportamento do veículo é fundamental, assim como ter a iniciativa de resolver o que pode estar errado. Quanto mais deixamos pra depois a tarefa de fazer os consertos necessários, pior - e maior a chance de termos que desembolsar mais dinheiro do que gostaríamos!

Neste artigo, falaremos de forma um pouco mais aprofundada sobre a suspensão - e responderemos à pergunta: qual o melhor tipo de suspensão para carros? Se este assunto lhe causa interesse, vem com a Justos!

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O que é suspensão para carro?

O sistema de suspensão é composto por uma série de componentes que atuam para garantir que o chassi esteja ligado às rodas e que estas, por sua vez, estejam sempre em contato com a estrada.

Quando ele funciona corretamente - e dica, isso precisa acontecer! -, a roda é capaz de absorver os impactos do solo sem colocar em risco o conforto, a segurança e a capacidade de condução de um veículo.

Quando o sistema de suspensão apresenta falhas, pode haver mais dificuldade para dirigir, além de perda da vida útil do veículo e aumento da probabilidade de acidentes, já que o carro apresenta problemas para fazer curvas e terá a sua aderência prejudicada. 

Os passageiros, vale ressaltar, também terão uma viagem mais, digamos, movimentada, já que sentirão com muito mais impacto as ruas esburacadas e os desníveis da pista.

Antes de falarmos qual o melhor tipo de suspensão para carros, vamos falar sobre os elementos que compõem o sistema de suspensão em si. São esses:

Amortecedores

Como o nome sugere, trata-se de uma peça responsável por amortecer os impactos do solo. Os amortecedores também são essenciais para que o veículo consiga frear mesmo em circunstâncias adversas (desde que o sistema de frenagem também não apresente falhas, é claro) e se manter estável mesmo em solos íngremes ou curvas.

Molas

As molas automotivas se contraem e distendem segundo a movimentação do veículo e a condução. Assim, permitem que o carro permaneça na altura correta e consiga lidar com as instabilidades da superfície.

Pivô de suspensão

Também chamado de articulação ou pino esférico, o pivô de suspensão conecta o chassi do carro a outros componentes. 

Ele atua para permitir que as rodas façam os movimentos corretos e mantenham-se na angulação desejada. Quando não funciona corretamente, o veículo fica mais suscetível a acidentes.

Barra estabilizadora

Esse componente auxilia na fixação das rodas ao solo, mas também colabora para facilitar determinados movimentos, como curvas mais desafiadoras, impedindo que o carro fique sobrecarregado e que o motorista perca a direção.

Para que serve a suspensão para carro?

Como já mencionamos, o sistema de suspensão para carros é composto por um conjunto de elementos que atuam em sincronia, para que o veículo possa ser não apenas confortável, mas estável e seguro mesmo em estradas íngremes ou esburacadas, faça chuva ou faça sol. 

Um sistema de suspensão falho aumenta significativamente o risco de acidentes, que podem gerar, além de muitas dores de cabeça, perdas humanas irreparáveis. 

Torna-se fundamental, portanto, estar sempre atento aos sinais que o veículo dá e manter-se em dia com as vistorias e manutenções.

Qual a melhor suspensão automotiva?

A seguir, falaremos sobre os tipos de suspensão automotiva, para que você as avalie e, então, tire as suas conclusões.

Fixa

A suspensão fixa é muito utilizada em veículos esportivos e, por isso, também costuma ser chamada de suspensão esportiva. 

Nesse tipo de suspensão, a altura do veículo é sempre a mesma em relação ao solo, o que garante que ele tenha boa dirigibilidade e mantenha-se estável, confortável e seguro.

Nesse caso, há cálculos específicos sobre cargas de molas e amortecedores. Elas variam de acordo com cada veículo, ou seja, não é possível utilizar componentes feitos para outros modelos.

A suspensão fixa é uma das opções mais indicadas para quem deseja rebaixar um veículo. Convém lembrar, porém, que há perda de conforto quando se rebaixa demais um veículo. Quando o veículo tem a altura muito baixa, além disso, ele pode ter dificuldade para trafegar em alguns pontos da cidade.

Ar

A suspensão a ar utiliza molas pneumáticas. Nesse tipo de suspensão, utilizamos ar comprimido para controlar quão rígidos serão os nossos componentes elásticos.

Os artigos que fazem parte do sistema de suspensão a ar, como os reservatórios de ar, bolsas, mangueiras e compressor, são todos controlados eletronicamente. 

Por meio desse conjunto de elementos, o carro, por meio do comando do condutor, poderá ficar menos ou mais rígido. Isso colabora para que haja melhorias na direção, para o aumento da estabilidade do veículo em estradas distintas e também para melhorias no conforto dos passageiros.

Trata-se de uma suspensão que é comum em veículos de grande porte, como ônibus e caminhões. Em carros comuns, ela é mais rara - e, diga-se de passagem, também mais cara. 

Uma vez que se trata de um sistema complexo, será necessário fazer um investimento financeiro significativo. Por essa razão, esse sistema é mais comum em modelos luxuosos/premium de automóveis.

Qual a melhor suspensão fixa ou a ar?

Depende do carro, da finalidade para a qual você o utiliza e do quanto você está disposto a gastar.

A suspensão fixa rebaixa o carro, por exemplo, e pode exigir que o motorista redobre o cuidado, visto que, como já dissemos, alguns pontos da cidade, com muitos buracos, lombadas e afins, podem causar problemas - o que, por sua vez, gera mais gastos.

Esse tipo de suspensão deve ser encomendada, já que leva em consideração a particularidade de cada modelo de carro. Trata-se de um investimento, já que essas peças tendem a ser mais caras que as peças originais. 

A suspensão a ar, como também comentamos, tem o problema de ser mais cara - e, por isso, é mais comum em veículos de grande porte ou que já são mais caros. Ela costuma ser interessante pela facilidade, já que pode ser regulada eletronicamente e gera mais conforto para o motorista e demais ocupantes do veículo.

Convém pensar que, além disso, temos que lidar com a realidade das estradas brasileiras, que não são tão amigáveis para veículos rebaixados. Poder regular a altura conforme o desafio que se apresenta na estrada, portanto, é sim um benefício a ser considerado.

Não é possível falar sobre qual o melhor tipo de suspensão para carros sem falar sobre um terceiro tipo:

Rosca

Uma terceira opção é a suspensão à rosca. Ela também é bastante comum nos veículos rebaixados.

A altura dessa suspensão pode ser modificada, mas de forma manual, o que faz com que ela não seja tão moderna nem tão prática quanto a suspensão a ar.

A suspensão à rosca é indicada para diferentes estradas e geografias. Sua desvantagem, porém, está no fato de que ela precisa ser manualmente ajustada, o que exige que o motorista tenha que descer do carro para fazer alguns procedimentos com a ajuda de um macaco.

A sua maior vantagem está no fato de que se trata de um sistema de suspensão mais em conta, especialmente se comparado ao modelo de suspensão a ar.

Qual suspensão é mais confortável fixa ou rosca?

A suspensão de rosca é útil para carros que trafegam na cidade e também competem, mas não é muito prática. Para quem quer participar de corridas ou tem um veículo de alta performance, mas entende que pode haver perda de conforto, a suspensão fixa pode ser uma opção mais interessante.

Isso acontece porque, conforme já foi dito, a suspensão fixa é feita sob encomenda. Isso significa que ela é projetada para realidades e solos específicos, o que facilita a absorção de determinados impactos, aumenta a estabilidade do veículo e, caso seja necessário, colabora para o ganho de velocidade. 

De novo, não é possível responder qual o melhor tipo de suspensão para carros sem levar em consideração os objetivos do condutor e o tipo de carro que ele tem em mãos.

Esportiva

A suspensão esportiva também é fixa: ou seja, para adotá-la, é preciso encomendar molas esportivas específicas, feitas para o seu veículo e os objetivos que você deseja atingir. 

Quando isso acontece, o motorista garante que o veículo terá mais segurança para fazer curvas, mas também mais facilidade e desempenho na condução como um todo.

As molas esportivas provocam o rebaixamento do carro, mas não há uma mudança tão dramática na maior parte dos casos.

Prós

Molas de boa qualidade podem ajudar no ganho de estabilidade, permitindo que o carro atue de forma mais fluida mesmo em curvas desafiadoras e em solos com instabilidade, buracos ou muitas lombadas.

Além disso, esse tipo de sistema de suspensão colabora para um ganho de performance, fazendo com que o carro fique mais veloz. O sistema de frenagem, por fim, fica melhor e mais seguro.

Contras

A questão de ter que encomendar as molas pode fazer com que essa suspensão saia um pouco cara. Além disso, há o rebaixamento do veículo, que nem sempre é do desejo do condutor. Felizmente, isso não costuma causar problemas no conforto nem na performance.

Importante: ao rebaixar o carro, é preciso entrar em contato com o DETRAN e, assim, formalizar tal modificação. 

Será necessário realizar um laudo de inspeção, o qual constata se o carro está apto para ser dirigido e se possui a segurança necessária para não colocar o condutor, os passageiros e as demais pessoas em risco.

Como identificar problemas na suspensão?

Tão importante quanto discutir qual o melhor tipo de suspensão para carros é apontar como devemos fazer para identificar problemas na suspensão.

Sons atípicos devem sempre ser investigados, uma vez que eles podem denunciar o funcionamento precário de um ou mais equipamentos do carro.

Além disso, carroceria inclinada, falta de estabilidade para fazer curvas, problemas ou atraso no sistema de frenagem, desconforto para andar em estradas de diversas características e alteração na altura do veículo podem sugerir que há algo errado no sistema de suspensão.

Outra coisa: sempre verifique se o volante está trepidando! Isso é ainda mais preocupante se ocorre quando o carro está em uma estrada estável, com poucos buracos e bom asfalto.

Como evitar desgastes prematuros?

O primeiro cuidado é a prevenção, ou seja: é importante estar em dia com a manutenção do veículo e com as vistorias obrigatórias.

Além disso, recomendamos ao condutor os seguintes cuidados:

  • Atentar-se aos sons do carro e investigá-los ao sentir que há algo atípico;
  • Fazer o alinhamento e o balanceamento sempre que completar dez mil quilômetros rodados;
  • Calibrar os pneus com regularidade;
  • Evitar colocar o carro em situações onde pode haver estresse do sistema de suspensão - para tal, prefira estradas asfaltadas e mais bem cuidadas;
  • Cuidado com alagamentos;
  • Evite sobrecarregar o carro;
  • Não corra além do recomendado (por várias razões!) e não passe em alta velocidade sobre lombadas e buracos.

Esperamos ter respondido às suas dúvidas sobre qual o melhor tipo de suspensão para carros!

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