Carros
Dicas Suaves
Entenda quando deve ser realizada a troca de pastilhas de freio
Motorista, você sabe qual é a hora certa para fazer a troca das pastilhas de feio do seu carro?
Essa manutenção é fundamental para garantir a segurança do carro e evitar problemas como perda de eficiência de frenagem e desgaste excessivo do sistema de freios.
Mas saber a hora de fazer manutenção das pastilhas ainda gera dúvidas, então, vem com a gente entender quando fazer a substituição:
O que é pastilha de freio?
As pastilhas de freio são componentes fundamentais do sistema de frenagem de um veículo, exercendo pressão nos discos das rodas para então reduzir a velocidade do carro.
As pastilhas de freio são compostas por dois elementos essenciais: o material de atrito e a base. O material de atrito consiste em partículas metálicas, fibras sintéticas e resinas, enquanto a base é fabricada em aço resistente para assegurar a firmeza das pastilhas.
Então, quando você aciona o pedal de freio, as pastilhas de freio entram em ação, ou seja, ao pressionarem o disco de freio, elas gradualmente reduzem sua rotação, diminuindo a velocidade do veículo até que ele pare por completo.
Além dos componentes principais, as pastilhas possuem ranhuras que indicam o desgaste, ao mesmo tempo em que melhoram o resfriamento e reduzem vibrações indesejadas. Além disso, apresentam chanfros que ajudam a reduzir o atrito e as trepidações ao frear, proporcionando uma experiência mais suave e segura.
Embora as pastilhas de freio sejam um componente simples do freio a disco, é necessário manter a manutenção em dia, já que influenciam totalmente no sistema de frenagem do seu carro.
Devido ao atrito constante e ao desgaste progressivo, as pastilhas de freio têm uma vida útil limitada e precisam ser substituídas regularmente. Por isso, fazer as revisões estabelecidas pelo fabricante e manutenções preventivas são fundamentais para garantir a segurança e o bom desempenho do sistema de freio do veículo.
{{cta-component}}
Qual a função das pastilhas de freio?
As pastilhas de freio são responsáveis por garantir o bom funcionamento do sistema de freio a disco. Sua função é criar atrito contra o disco metálico ou de fibra de carbono, auxiliando na desaceleração do seu veículo.
Então, quando o pedal de freio é acionado, o fluido é pressurizado e enviado às pinças de freio, onde estão localizadas as pastilhas. Elas são comprimidas contra o disco de freio em ambos os lados, gerando atrito e é esse atrito que resulta em uma força de frenagem reduzindo a velocidade.
As pastilhas de freio são compostas por materiais de fricção, como cerâmica, metal ou composto orgânico. Esses materiais são selecionados por sua capacidade de suportar altas temperaturas e proporcionar maior atrito garantindo uma frenagem eficiente e segura.
No entanto, as pastilhas sofrem desgaste durante o uso e, eventualmente, precisam ser substituídas. Caso não estejam em bom estado, a frenagem do carro pode ficar prejudicada, aumentando o risco de colisão.
Quantos km dura uma pastilha de freio?
Em média, as pastilhas de freio duram entre 30 e 40 mil quilômetros rodados, mas isso pode variar de acordo com o seu estilo de condução, às condições da estrada, ou até mesmo o seu veículo.
Além disso, pode ser necessário fazer a manutenção ou a troca conforme as informações do fabricante do seu veículo bem como encontrar algum ruído ou inconformidade com o seu freio.
Por isso, sempre consulte o manual do proprietário e siga as orientações do fabricante em relação a revisões e manutenções preventivas, garantido a sua segurança e a do veículo.
Quanto tempo dura uma pastilha de freio nova?
Como já falamos por aqui, uma pastilha de freio dura em média 30 a 40 mil quilômetros rodados, então o tempo de duração vai depender do tanto que você roda.
Além disso, a maneira como você conduz o veículo, como frenagens bruscas ou uso intenso dos freios, pode acelerar o desgaste das pastilhas.
Então fique atento aos sinais de desgaste, como chiados ao frear, vibrações no pedal do freio ou uma distância de frenagem mais longa. Se você notar esses sintomas, é recomendado verificar as pastilhas de freio e fazer a substituição, se necessário.
Quando realizar a troca de pastilha de freio?
A troca das pastilhas de freio deve ser realizada quando elas atingirem um nível de desgaste que comprometa sua eficiência e segurança indicando um desgaste na espessura, chiado ou ruído ao frear e vibração no pedal do freio.
Esses problemas e a quilometragem indicada são alguns dos indicativos de que as pastilhas de freio estão desgastadas e comprometendo a eficiência do sistema de frenagem.
Como saber se o disco de freio está ruim?
O disco de freio é um componente fundamental do sistema de freios de um veículo, sendo responsável por gerar atrito e dissipar o calor gerado durante a frenagem.
Com o tempo e o uso constante, os discos de freio podem se desgastar e apresentar sinais de mau funcionamento como:
Ruído e espessura
Um dos primeiros sinais de que o disco de freio pode estar ruim é o surgimento de ruídos anormais durante a frenagem.
Então, se você notar um rangido, chiado ou qualquer outro barulho incomum, é provável que haja desgaste excessivo no disco de freio.
Além disso, é importante verificar a espessura do disco, se ele estiver com espessura mínima de 2 mm pode não ter mais desempenho na frenagem, aumentando o risco de acidente.
Eficiência dos freios
A eficiência dos freios é outro fator para identificar se o disco está ruim. Se você perceber que o veículo está demorando mais tempo para parar ou se a frenagem não está sendo tão responsiva quanto antes, pode ser um indicativo de que os discos estão desgastados ou apresentam irregularidades na superfície de atrito.
Nesses casos, é recomendável fazer uma inspeção para verificar se é problema nas pastilhas ou outros como vazamento do fluido de freio.
Quilômetros rodados
A quilometragem percorrida também é um fator relevante para avaliar a condição dos discos de freio. O ideal é que você troque as pastilhas a cada 20 a 40 mil quilômetros rodados, dependendo do seu estilo de frenagem e direção.
Fazer a manutenção preventiva do sistema de freio do seu carro é essencial para garantir a sua segurança e também dos passageiros.
Como trocar a pastilha de freio?
A manutenção do sistema de freio é fundamental para garantir a segurança do seu carro e por isso, é uma das mais realizadas nas oficinas mecânicas.
Com o desgaste natural das pastilhas é necessário fazer manutenções preventivas e substituir os componentes na quilometragem recomendada ou em qualquer sinal de desgaste.
Para fazer a troca das pastilhas é necessário encontrar profissionais especializados para garantir a eficiência da frenagem e que o processo seja feito corretamente. Confira:
Verifique se tem a pastilha certa
O primeiro passo para trocar as pastilhas de freio é levar até uma oficina especializada e escolher a que se encaixa de forma adequada no seu veículo. Existem diferentes tipos de pastilhas e a escolha certa é essencial para atender as necessidades do seu carro, garantindo maior eficiência.
As pastilhas orgânicas são ideais para carros de passeio leves, enquanto as semi metálicas oferecem melhor desempenho a um custo acessível. Já as pastilhas metálicas são recomendadas para veículos pesados, e as de cerâmica possuem alta qualidade e desempenho.
Por isso, ir até uma oficina especializada pode ser a aposta certa para que o profissional indique o modelo ideal para o seu carro, fazendo com que a troca das pastilhas seja ideal e garantindo a segurança necessária na hora da frenagem.
Confira a temperatura dos componentes do carro
Para fazer a troca das pastilhas de freio é necessário que o veículo esteja parado por um tempo, fazendo com que os componentes do sistema de freio não estejam em alta temperatura.
Por isso, antes de realizar a substituição, o profissional vai verificar se todos os itens de freio estão em temperatura normal, facilitando a troca das pastilhas. Além da verificação da temperatura, é essencial que o profissional utilize equipamentos de segurança, evitando acidentes.
Então não pense que você vai levar o seu carro até a oficina e rapidamente as pastilhas serão trocadas. Isso demanda tempo, até que os componentes deixem as altas temperaturas e não ofereçam risco ao profissional.
Retire a roda e faça um diagnóstico sistêmico
O próximo passo é colocar o carro em uma plataforma elevada e retirar as rodas do carro para ter acesso e boa visão das pastilhas de freio.
Logo em seguida, o especialista irá avaliar a espessura das pastilhas de freio e verificar seu desgaste ou empenamento. Caso a espessura esteja abaixo de 2 mm, será necessário realizar a troca das pastilhas.
Além disso, ele também irá conferir se há um desgaste não uniforme nas pastilhas de freio, o que pode ser um sinal de outros problemas no sistema de freios.
O profissional ainda vai procurar por vazamentos de fluido de freio, danos nas juntas ou qualquer sinal de mau funcionamento.
A fim de conferir todos os componentes, irá verificar as mangueiras e linhas de freio e confirmar se não há danos ou obstruções que possam afetar o fluxo adequado de fluido.
Por fim, é necessário verificar o nível e a qualidade do fluido de freio, ele deve estar no nível adequado, não apresentar sinais de contaminação com como escura ou bolhas de ar. Se esse for o caso, é necessário trocar o fluido de freio também.
Após concluir o diagnóstico sistêmico, o especialista vai avaliar todos os problemas e determinar quais componentes precisam ser reparados ou substituídos.
Se as pastilhas de freio são a única peça desgastada, o profissional pode seguir com a substituição, mas se tiver identificado outros problemas, o ideal é fazer os reparos antes de instalar as novas pastilhas.
Abra o cavalete de freio
A abertura do cavalete de freio permite o acesso ao disco de freio, para que o profissional também consiga analisar. Se o componente estiver danificado também é recomendado que seja feita a troca.
Diferente das pastilhas, os discos de freio são responsáveis por dissipar o calor e proporcionar estabilidade, enquanto as pastilhas são responsáveis pelo atrito e pela desaceleração do veículo.
Além disso, os discos costumam durar mais do que as pastilhas, pois são fabricados com materiais mais resistentes, mas ambos precisam ser substituídos periodicamente, conforme desgaste e necessidade de manutenção.
Faça a troca das pastilhas
Após remover as travas, abra a pinça e remova as pastilhas antigas. Algumas pinças possuem pistões que precisam ser pressionados de volta para dentro usando uma ferramenta adequada ou uma chave de fenda.
Posicione as novas pastilhas de freio nos encaixes apropriados da pinça. Certifique-se de que as pastilhas estejam corretamente alinhadas e assentadas.
Com as pastilhas instaladas, o profissional vai fechar a pinça de freio e verificar se as travas estão devidamente encaixadas e segurando a pinça no lugar. As rodas vão ser colocadas no lugar e os parafusos apertados até que estejam bem firmes.
Por fim, o profissional vai pressionar o pedal de freio algumas vezes para garantir que as pastilhas estejam corretamente no lugar e que o sistema de freio esteja funcionando da melhor forma.
Faça o pré-assentamento
Para garantir que as pastilhas estão funcionando corretamente, o profissional irá realizar o pré-assentamento da seguinte forma: acelerando o seu carro até atingir aproximadamente 80 km/h e, em seguida, irá pressionar levemente o pedal de freio para reduzir a velocidade para mais ou menos 20 km/h.
Será necessário aguardar pelo menos 30 segundos para permitir que os componentes esfriem adequadamente e, em seguida, o procedimento será repetido entre 10 e 15 vezes.
Esse procedimento confirma que as pastilhas estejam em perfeitas condições, prontas para garantir uma frenagem eficiente e segura em todas as suas viagens.
É importante ressaltar que o pré-assentamento das pastilhas de freio requer conhecimentos técnicos e habilidades específicas para garantir uma execução segura e eficiente. Portanto, não arrisque e leve o seu carro em lugares confiáveis que tenha profissionais especializados para realizar esse procedimento de forma adequada.
Cote seu seguro com a Justos
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, mesmo com todas as manutenções feitas no carro.
Mas não se preocupe! Nesses momentos, você pode contar com a Justos para te dar suporte e assistência 24 horas. Nosso seguro traz uma proposta diferente para motoristas que contribuem para um trânsito mais seguro.
Faça o teste de direção no aplicativo da Justos e garanta desconto por ser um bom motorista, afinal, é justo que você pague menos pelo seu seguro.
#tmj 🤙
O SEGURO AUTO QUE RECOMPENSA BONS MOTORISTAS DE VERDADE!